• Edição 078
  • 26 de abril de 2007

Por uma boa causa

Wakeboard: o esporte aquático que mais cresce no mundo

Tainá Saramago

Para encerrar a série sobre as novas modalidades esportivas no Pan, o Olhar Vital traz o wakeboard, um esporte nascido no começo da década de 1980, inspirado no surfe e no skate praticado com pranchas que lembram as de snowboard. Essa mistura deu origem ao wakeboard, um esporte que por sua beleza plástica e radicalidade faz a alegria dos que procuram por adrenalina.

Uma prancha, uma corda e um barco. Esses são os equipamentos básicos e necessários para a prática do wakeboard. A prancha deve estar de acordo com o peso e o tamanho do atleta.
Mas geralmente as medidas são: 1,30m de comprimento, 45cm de largura e espessura de 1 cm. Ela é ideal para a prática do esporte e possibilita uma maior velocidade e aproveitamento nas manobras.

A corda é o elo entre o barco e o atleta. Ela não pode ser elástica, pois faz o atleta perder o equilíbrio enquanto está no ar. Quanto mais rígida for, melhor. A medida varia entre 15 e 19 metros. Quanto maior a distância entre o atleta e o barco, maior é o tempo que o wakeboarder ficará no ar. O barco deve ter um motor que mantenha a velocidade e que ande em linha reta, além disso, deve estar pesado, para fazer uma maior marola e facilitar a execução do esporte.

Um dos destaques do wakeboard no Brasil é Marcelo Marques Giardi, o Marreco. O atleta tornou-se o mais forte competidor do país, depois que conseguiu sua primeira vitória na categoria profissional na etapa de Atlântida do Brasileiro de Wakeboard, no início de 1998.

Marreco é conhecido por suas manobras, que executa com grande intensidade, além de muita técnica. Em 2006, o atleta sagrou-se pentacampeão no Circuito Brasileiro de Wakeboard, vencendo três das quatro etapas do circuito.

Contagem regressiva

O clima de festa já começa a esquentar o Rio. Há menos de 80 dias para o início dos jogos Pan-Americanos de 2007, os atletas dos, aproximadamente, 40 esportes já se preparam para o evento. Os Jogos começam no dia 13 de Julho e vão até o dia 29.

A venda de mais de 1,9 milhão de ingressos começa pela internet, através do site www.ingressosrio2007.com.br ,especialmente desenvolvido para essa operação. Previsto inicialmente para o dia 4 de abril, o início das vendas acontece à 0h do dia 27 de abril (madrugada de quinta-feira, dia 26, para sexta-feira, dia 27) devido à necessidade de ampliação da capacidade de acesso ao site, que é trilingüe (em português, espanhol e inglês) e atende o público de todo o Brasil e de outros nove países. Os ingressos também podem ser comprados, a partir de julho, nas bilheterias de instalações esportivas.