• Edição 077
  • 19 de abril de 2007

Saúde em Foco

Aids: sua propagação e seu impacto sócio-cultural

Redigido em linguagem clara e acessível, o livro "Folha Explica A Aids", editado pela Publifolha, permite entender o que é a doença e como se propagou, descreve os meios mais atualizados de prevenção e tratamento e comenta ainda o impacto cultural da Aids. O autor, Marcelo Soares, é doutor em genética pela UFRJ e pela Universidade do Alabama (EUA), com tese sobre Aids.

A Síndrome da imunodeficiência adquirida é o conjunto de sintomas e infecções em seres humanos resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O alvo principal são os linfócitos responsáveis pela coordenação das defesas do organismo. Assim que o número desses linfócitos diminui abaixo de certo nível, o colapso do sistema imune é possível, abrindo caminho a doenças oportunistas e tumores. Existem tratamentos para a AIDS e o HIV que diminuem a progressão viral, mas ainda não há nenhuma cura conhecida.

Como o nome indica, a série "Folha Explica" ambiciona explicar os assuntos tratados e fazê-lo em um contexto brasileiro: cada livro oferece ao leitor condições não só para que fique bem informado, mas para que possa refletir sobre o tema, de uma perspectiva atual e consciente das circunstâncias do país.

Autor: Marcelo Soares
Editora: Publifolha
Páginas: 112
Quanto: R$ 17,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

Fonte: Folha Online

Notícia na Hora – AC - 04/04/2007 

Link original: http://www.noticiasdahora.com/noticias.asp?n=22354&t=1