• Edição 074
  • 29 de março de 2007

Saúde e Prevenção

Tratamento não soluciona, mas combate a olheira

Stephanie Garcia Pires

Embora não seja uma prioridade da medicina, as olheiras estão à espreita de toda e qualquer pessoa. E quanto mais a estética entra no foco da mídia, mais aumenta a parcela da população que busca meios de contornar esta inconveniente mancha escura abaixo dos olhos. De tempos em tempos surgem medicamentos e cosméticos que se propõem como uma salvação para as vítimas deste mal, mas há mesmo uma solução?

David Azulay, professor de Dermatologia da UFRJ, apontou duas principais causas para o aparecimento de olheiras. A primeira seria o aumento da vascularização na pele, que é mais fina na região próxima dos olhos. A segunda se deveria ao aumento da pigmentação nesta mesma área. Esta última causa está ainda relacionada a uma questão racial-genética, mostrando uma predisposição a olheiras em determinadas populações.

Em geral, dos fatores cotidianos que agravam o surgimento de olheiras, as noites mal dormidas são a maior influência. Segundo o professor David, situações assim aumentam a possibilidade de a vascularização na pele ocular ficar mais congesta. Também nas palavras do professor, o consumo de álcool e o tabagismo têm uma ligação indireta com as olheiras. Aqueles que fumam ou bebem muito, costumam ter uma vida noturna mais intensa, consequentemente, dedicando poucas horas ao sono.

Como tratamentos, são indicados a fotoproteção e a ativação da circulação. O primeiro para casos relacionados à pigmentação, e o segundo indicado principalmente para problemas na vascularização da região ocular. Entretanto, o professor alerta que estes tratamentos são geralmente realizados em conjunto, uma vez que é difícil a determinação de qual causa específica – se a pigmentação ou a vascularização - afeta o paciente.

Segundo doutor Azulay, a fotoproteção diminui a irradiação solar e, por isso, evita o desenvolvimento da pigmentação nas áreas próximas ao olho. Já a ativação da circulação pode ser feita com massagens, drenagem linfática. A própria pessoa pode improvisar neste caso, massageando a região ocular com a mão, em movimento circular, por aproximadamente dez minutos. Uma outra opção é a luz pulsada, que emana um tipo de radiação capaz de ativar a circulação. Dentre as demais alternativas, é válido mencionar a aplicação de maquiagem sobre as olheiras para disfarçá-la. E, durante o dia, usar um protetor solar como complemento.

Contudo, o professor David alerta que nenhum destes tratamentos consegue fazer desaparecer por completo as manchas escuras abaixo dos olhos. Conclui ainda que os métodos usados não são permanentes, portanto, evitar o inconveniente das olheiras  requer cuidados contínuos. Diante desta realidade, o especialista afirma que, infelizmente, os pacientes que procuram livrar-se deste mal quase nunca ficam completamente satisfeitos.