• Edição 070
  • 22 de fevereiro de 2007

Agenda

Até 23 de fevereiro - Inscrição para concurso da Prefeitura de Maricá


A Prefeitura de Maricá, através de sua Secretaria Municipal de Administração, está realizando concurso público. São 507 vagas para diversas áreas, entre elas Anestesia, Cirurgia Geral, Clínica Médica e Enfermagem. As inscrições vão até dia 23 de fevereiro, e os interessados devem entrar em contato com o número 0800 722 78 78 para outros esclarecimentos.

Outras informações, além da lista completa de vagas, pelo site www.funrio.org.br.


5 de março - Recepção de Calouros no CCS


Atenção calouros do Centro de Ciências da Saúde (CCS)! Dia 5 de março, às 9h, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), os coordenadores do CCS promovem uma cerimônia para dar as boas vindas aos seus novos estudantes, seguida de uma aula magna com a professora Suzana Herculano, do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), sobre Neurociência Social - quando o cérebro e a sociedade se encontram.

O evento ainda objetiva fazer com que os alunos se familiarizem com os projetos da UFRJ, como os de Extensão e o Fórum de Ciência e Cultura.


8 de março - Médicos sem Fronteira no HUCFF


O Serviço de Doenças Infecto-Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) estará realizando uma sessão especial no dia 8 de março, tendo como tema a experiência de médicos brasileiros no programa Médicos Sem Fronteiras. A apresentação será feita pela doutora Paula Etienne, ex-residente do Serviço de DIP, e por Ana Cecília Morais, Recrutadora dos Médicos Sem Fronteiras do Brasil.

A Sessão acontece a partir das 11h, na Sala Prof. Nelson Gonçalves Pereira (5C03), 5º andar do HUCFF.


Hospital Universitário oferece curso em Pesquisa Clínica


Até o dia 30 de Março, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) está com as inscrições abertas para o curso de treinamento em pesquisa clínica. A idéia é informar profissionais de ensino sobre a implementação de ações neste novo campo profissional. O curso Se inicia dia 2 de Abril, e vai até 21 de Maio; a carga horária total é de 32 horas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na sala 8E06 (8º. Andar) do HUCFF, com a enfermeira Dóris, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O curso terá 50 vagas.

EMENTA:

- Introdução a Pesquisa Clínica (Histórico)

- Boas Práticas Clínicas;

- Instâncias Regulatórias;

- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;

- Equipe responsável pela condução de Estudo Clínico;

- Estruturação de um centro de Pesquisa;

- Arquivo – Documento Fonte – Ficha Clínica (CRF)

- Controle da Medicação de Estudo;

- Monitoria de um Estudo Clínico;

- Auditoria nos Estudos Clínicos

PÚBLICO ALVO:

- Enfermeiros;

- Farmacêuticos;

- Técnicos de Farmácia;

- Técnicos e Auxiliares de Enfermagem;

- Técnicos de Laboratório;

- Psicólogos;

- Serviço Social e Nutrição