• Edição 069
  • 08 de fevereiro de 2007

Saúde em Foco

Substância do organismo protege contra HIV

Molécula produzida pelo corpo parece impedir a destruição de células de defesa. Interleucina 7 poderia impedir que pacientes sofressem com infecções oportunistas.

France Presse

Uma molécula produzida naturalmente pelo organismo impediria a destruição das células do sistema imunológico durante uma infecção pelo vírus HIV, causador da Aids, e poderia contribuir para reconstituir células destruídas pela infecção, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.

O vírus da Aids ataca o sistema de defesa do organismo, disfarçando-se no interior das células imunológicas (do sistema de defesa) linfócitos-T, lembram os pesquisadores do Instituto Nacional Americano de Doenças Infecciosas e Alergias (Niaid).

Durante a progressão da infecção, os linfócitos-T se autodestroem, um suicídio celular chamado de apoptose e que se propaga para as células ainda não infectadas, acrescenta o estudo publicado na edição desta semana da revista científica "PNAS", da Academia Nacional de Ciências americana.

Para impedir a autodestruição das células do sistema imunológico, os cientistas testaram o papel da molécula interleucina 7 (IL-7) em amostras de sangue de 24 indivíduos infectados pela Aids em diferentes estágios da doença.

Este teste foi realizado com uma forte concentração de moléculas IL-7.

O sangue dos doentes tratados com a molécula IL-7 mostrou uma redução da apoptose e uma diminuição dos marcadores moleculares da infecção, o que significa um reforço do sistema imunológico.

Os efeitos da IL-7 variaram em função do grau de avanço da infecção, mas esses resultados indicam que a molécula poderia ser utilizada como anti-retroviral para reconstituir as células imunológicas danificadas pela Aids, segundo os pesquisadores.

Se funcionar, a idéia poderia deter o principal problema de saúde relacionado à doença, já que a Aids mata ao destruir o sistema imune e facilitar as chamadas infecções oportunistas -- doenças como pneumonia, por exemplo.

A notícia foi publicada no G1 - 05/02/07
http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL4146-5603-71,00.html