• Edição 067
  • 11 de janeiro de 2007

Microscópio

Maricá leva preservação ambiental para as salas de aula

Tainá Saramago

O PESCA é um projeto da ONG Associação Brasileira Mundo Cidadão, e visa desenvolver atividades de conscientização ambiental através da escola, formando um professor em cada uma das quarenta escolas em que atuará no município de Maricá. Assim suas idéias podem chegar aos demais professores e aos alunos. O PESCA tem como objetivo consolidar uma perspectiva amorosa e solidária no relacionamento das pessoas com a natureza capacitando-as no conhecimento do uso da legislação ambiental e dos direitos e deveres difusos de proteção à natureza. O projeto é coordenado pela pedagoga Florence Brasil, da coordanadoria de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ). 

Gestão compartilhada, diálogo e a participação da sociedade civil, para desenvolver a discussão dos problemas locais e para o estudo de alternativas para solucioná-los, são alguns dos princípios que regem o trabalho. Seus objetivos são identificar as áreas de riquezas naturais nativas, e suas transformações, através de intervenções do homem, quer pela necessidade de adaptar o meio ambiente às situações sociais, quer por se apropriar indevidamente dos recursos naturais sem a consciência da preservação. Além de definir os principais problemas relacionados ao pleno desenvolvimento da infância e da juventude, considerando os aspectos que caracterizam prioridades conforme levantamento de dados, entre outros.

O grupo responsável pelo projeto organiza 1º Fórum Educativo de Maricá, no Estado do Rio de Janeiro, que acontece dia 30 de março, naquela cidade. Representantes das escolas trocarão experiências, poderão sugerir e participar livremente da conscientização da população de Maricá em relação a questão ambiental. Esse Fórum será uma preparação para a Mini-conferência das Cidades, que ocorrerá no dia 14 de Setembro.

Devido ao sucesso do projeto a coordenadora foi convidada para um programa interativo na webtv, o “Ecologia e Cidadania” (www.interativowebtv.com.br), que foi ao ar na última terça-feira, dia 9 . Ela  pôde, então, apresentar o trabalho que está sendo realizado em Marica e falar sobre os projetos de extensão da UFRJ, ligados ao meio ambiente. Como o “Microbiologia vai às escolas”, dos professores Maulori Cabral e Isabel Liberto e o “Saúde e Educação para a Cidadania”, organizado pela Coordenadoria de Extensão do CCS.