• Edição 066
  • 14 de dezembro de 2006

Microscópio

Editora UFRJ lança Série Didáticos

Júlia Paula da AgN/ PV

Dia 12 de dezembro, foram lançadas quatro obras da Série Didáticos, da Editora UFRJ. As obras lançadas foram: Teoria política moderna de Isabel de Oliveira, Serviço social e políticas sociais
organizado pelas professoras Ilma Rezende e Ludmila Cavalcanti, História da industrialização no século XIX de Vânia Cury e Saúde, corpo e sociedade organizado por Alicia Navarro e Jacqueline Pitanguy.

Na cerimônia de abertura falaram: Sylvia Vargas, vice-reitora; José Roberto Meyer Fernandes, pró-reitor de graduação; Carlos Tannus, coordenador do Fórum de Ciência e Cultura; Raymundo de Oliveira, presidente da Fundação Universitária José Bonifácio e Carlos Coutinho, diretor da Editora UFRJ.

Os conteúdos são direcionados para a graduação. Ao todo fazem parte da coleção oito livros. Os quatro restantes têm lançamento previsto para meados do próximo ano. O objetivo da coleção é aperfeiçoar o  ensino para os alunos de graduação. “Essa coleção é direcionada para graduação o que é muito bom, pois é difícil conseguir recursos para esse setor. A FUJB tem se preocupado em dar apoio para esse segmento visto que ele carece de investimento. Acredito que abrimos um caminho que irá crescer muito”, afirma Raymundo de Oliveira.

A criação da coleção é um resgate da tradição da universidade de produzir cadernos didáticos, voltados para os cursos ministrados pelos professores da UFRJ. Para Carlos Tannus essa transformação de cadernos para livros didáticos corresponde a uma evolução: “é uma alegria em ver nossa editora inaugurando livros didáticos. Pois os cadernos didáticos nunca se transformaram em livros e isso carrega um certo simbolismo”.

Carlos Coutinho, diretor da Editora UFRJ, parabenizou aos autores e colaboradores e pretende continuar a desenvolver esse projeto: “se, por um lado, essa iniciativa teve vários pais, por outro teve uma só mãe que foi a Editora da UFRJ. Temos muito prazer em exercer uma função didática, de difusão de saber. Esperamos que o nosso subsídio permaneça para que possamos fazer mais coleções como essa”. 

"Saúde, corpo e sociedade"

O volume Saúde, corpo e sociedade foi organizado pela professora Alicia Navarro de Souza, do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina, e por Jacqueline Pitanguy, diretora da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação, Ação (Cepia). Além das próprias organizadoras, contribuem para a obra, ex-alunos da Faculdade de Medicina, professores da UFRJ, do Instituto de Medicina Social da UERJ e da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ.

O objetivo é divulgar, entre os estudantes da área de ciências da saúde, reflexões sobre os direitos humanos, as relações de gênero, raça e etnia, dentre outros temas, e oferecer uma perspectiva mais ampla acerca do sobre o conceito de saúde e sua prática profissional.

Como explica Jaqueline Pitanguy, “essa iniciativa surgiu a partir do curso ministrado, em 1999, pelo professor Rocco na Faculdade de Medicina com o nome de Corpo, Saber Médico e Sociedade, que deu origem a um caderno. A obra lançada, hoje, é uma edição revisada, adaptada ao nosso novo objetivo que é atingir toda a área de ciência da saúde e não somente a classe médica”. 
           
Para a vice-reitora da UFRJ, Sylvia Vargas, que escreveu o prefácio do livro Saúde, corpo e sociedade e essa edição “é uma homenagem ao professor Rodolpho Rocco que contribuiu de forma intensa para a formação de saberes na área da saúde”.