• Edição 064
  • 30 de novembro de 2006

Saúde em Foco

Festival UFRJ Mar movimenta Macaé Centro no fim de semana

Evento foi aberto nesta sexta com a visita de alunos da rede municipal

Marilene Carvalho


Macaé sedia neste fim de semana a oitava edição do Festival Interdisciplinar UFRJ Mar. O evento foi aberto oficialmente nesta sexta-feira (17), às 15h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro, reunindo 58 oficinas. Embora os alunos do ensino fundamental formem o público alvo, o festival é aberto à comunidade em geral. No próximo final semana, também de sexta a domingo, haverá a segunda e última etapa do evento, que estima a visita de cinco mil pessoas.

O festival foi criado pela UFRJ com o objetivo de atender as comunidades costeiras. Sua edição é semestral. Nas oficinas são apresentados os projetos de extensão desenvolvidos por cada centro de estudos da universidade. O evento é dividido em quatro pólos: Oficinas (no pavilhão e segundo piso), Escola de Pescadores (segundo piso), Cultural (nas sedes das sociedades musicais Lira dos Conspiradores e Nova Aurora, Solar dos Mellos e Macaé Centro) e de Cursos (no Cefet, dirigido a professores da instituição).

No pavilhão principal do Macaé Centro estão concentradas 40 oficinas, incluindo o muro de escalada do Projeto Calango, realizado pela Faculdade de Educação Física. No estande da Saúde, estudantes da Faculdade de Medicina abordam questões atuais relacionadas à sexualidade. O Horto da UFRJ, que é parte integrante da Prefeitura Universitária, traz para o público algumas novidades como a Horta em PET e a Horta em telhado, além de fazer a distribuição de mudas de plantas ornamentais. A Engenharia Naval, também presente no evento apresenta modelos de embarcações construídos pelos estudantes.

Segundo o instrutor de oficinas, Jônatas Peixoto, o formato dos festivais é idealizado de acordo com as estruturas disponibilizadas nas cidades sedes. “O de Macaé, que dispõe de um centro de convenções, está sendo o maior de todos realizados até agora”, confirma o instrutor. As oficinas são realizadas por estudantes e funcionários da universidade com a orientação dos professores. A oitava edição do festival é uma parceria da UFRJ com a Petrobras e a Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria municipal de Educação e da Escola de Pescadores, que marca a segunda participação efetiva no evento.

Coroando o sucesso dos festivais interdisciplinares, a Marinha do Brasil doou ao UFRJ Mar um navio que gerou o nome do Projeto Aurora, que tem lançamento previsto para meados do ano que vem. A embarcação será utilizada para levar para as comunidades costeiras uma mostra itinerante compactada dos projetos de extensão da universidade.

AFP

Link original:
http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=6348

Fonte: Portal Macaé - 17/11/2006 17:31:21