• Edição 064
  • 30 de novembro de 2006

Microscópio

Chega ao fim a 28ª edição da Jornada de Iniciação Científica

Taisa Gamboa, da AgN/Centro de Tecnologia

A cerimônia de encerramento da 28ª edição da Jornada de Iniciação Científica Giulio Massarani na UFRJ foi realizada na tarde desta quinta-feira, 30 de novembro, no auditório Professor Horário de Macedo, mais conhecido como roxinho, no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN) da universidade. Compuseram a mesa de cerimônia, o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa (PR-2), professor José Luiz Monteiro; o vice decano do CCMN, professor João Graciano; o decano do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFCH), professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro; a superintendente acadêmica da PR-2, Leila Rodrigues; a decana em exercício do Centro de Tecnologia (CT), Belkis Valdman; o decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor Almir Fraga Valladares; e a representante da presidência da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), Helena Ibiapina.

O professor José Luiz Monteiro agradeceu, em nome da UFRJ e da PR-2, ao empenho de todo o corpo acadêmico que contribui para o sucesso dessa edição da jornada. Segundo ele, a crescente participação dos discentes trouxe grande satisfação à todo o corpo acadêmico e aos envolvidos na organização da jornada. Foi ele quem apresentou as sete pesquisas vencedoras (uma de cada centro), seus autores e orientadores; bem como as menções honroras. Fotografia alternativa – goma bicromatada foi considerada a melhor pesquisa desenvolvida por alunos do Centro de Letras e Artes (CLA). O trabalho foi orientado pelos professores Carlos Alberto Murad e Marco Antônio Nogueira Cadena. Os alunos Raquel Teixeira Ferreira de Lima, Bruno Ferraz de Melo e Maria Carolina S. Montano subiram ao palco para cereber seus diplomas das mãos da Superintendente Acadêmica da PR-2, Leila Rodrigues.

O mesmo aconteceu com André Pires Negrão, que teve seu trabalho - Depósitos conglomeráticos da formação ribeirão dos quatis no setor norte da bacia de volta redonda, municípios de Barra Mansa e Volta Redonda/RJ – orientado por Renato Rodriguez Cabral Ramos e considerado o melhor dentre os desenvolvidos no Forum de Ciência e Cultura (FCC). Também não foi diferente com Suellen Ferreira Guariento, do CFCH, e sua pesquisa, Participação associativa na baixada fluminense, cultura e política: um estudo de caso do Fórum Reage Baixada, orientada pela professora Leilah Landim Assumpção.

Quem também subiu ao palco para receber o prêmio foi Wilson Calmon Almeida dos Santos, orientado pelo professor Jorge Chami Batista. Seu estudo, Competição via preços entre as exportações brasileiras e as de seus concorrentes no mercado dos Estados Unidos, foi considerado o melhor dentre os apresentados pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Leandro de Macedo Silva Reis, por sua vez, foi orientado pelo professor Fernando Antônio dos Santos Fernandez. Sua pesquisa sobre a Ecologia alimentar de Philander Frenatus e Didelphis Aurita em uma paisagem fragmentada no sudeste do Brasil, foi avaliada como a melhor do CCS.
 
Quantificação e avaliação farmacológica do extrato metanólico da Centella Asiática, sob orientação dos professores Andréa Souza da Cunha e Claúdia Moraes de Rezende, foi considerado o melhor trabalho apresentado no CCMN. A aluna Bárbara Vasconcellos da Silva  recebeu o prêmio da Superintendente  Acadêmica da PR-2. Foi o que aconteceu com Flávio Raposo de Almeida, orientado pelos professores Fernando Rodrigues Lima, Carlos Laberto Nunes Cosenza, e César das Nevez, que conquistou o título de melhor pesquisa do CT, pela análise do Sistema de Informações Gráficas Georeferenciadas para estudos de localização de plantas de biodiesel na porção centro-sul brasileira. Os centros concederam ainda algumas menções honrosas a outros trabalhos apresentados por seus alunos e a lista completa dessas pesquisas pode ser conferida no site da PR-2 (www.pr2.ufrj.br).

Com o término da premiação, a representante da presidência da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), Helena Ibiapina, comentou como é interessante testemunhar o trabalho árduo dos estudantes, que multiplica conhecimentos e projeta a Universidade. “É uma satisfação muito grande para nós participar dessa vitória de cada um de vocês e da UFRJ”, destacou. O professor Almir Fraga Valladares cumprimentou a PR-2 pela organização do evento e ressaltou que “a parceria entre todo o corpo social acadêmico é o responsável do sucesso da Universidade Federal do Rio de Janeiro.”

A decana em exercício do Centro de Tecnologia (CT), professora Belkis Valdman, parabenizou a todos os estudantes que participaram da jornada, os coordenadores e a Reitoria. Ela ainda agradeceu a FUJB pelo apoio e parceria. O mesmo fez o decano do CFCH, professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, que aproveitou a oportunidade para destacar a importância de termos jovens pensando e fazendo ciência. O anfitrião e vice decano do CCMN, professor João Graciano, demonstrou-se honrado em receber os alunos premiados, e mencionou que todos os trabalhos inscritos poderiam ter sido agraciados pela dedicação e empenho.

A cerimônia foi concluida com a apresentação do Conjunto de Violões da UFRJ, fundado em março de 2002, por alunos de graduação do curso de bacharelado em violão, da Escola de Música da Universidade. A direção do espetáculo foi de Bartolomeu Vize, violinista solo, integrante do lendário Conjunto Galo Preto e da premiada Orquestra de Cordas Brasileira. 


 

Anteriores