• Edição 062
  • 16 de novembro de 2006

Saúde em Foco

Chopadas na mira da vigilância

Relatório da Diseg, que cuida da segurança na UFRJ, alerta sobre excessos em festas dentro do campus 

Marcela Canavarro

Intimidada pelo excesso de confusão gerada por chopadas no Fundão, como acidentes de carro no campus e atendimentos médicos a estudantes feridos e embriagados, a Diseg, órgão de segurança da UFRJ, fez um alerta aos diretores de unidades, ao Conselho Universitário e ao reitor. No documento de 16 páginas, o diretor da Diseg, Leandro Buarque, afirma que não há "a menor condição de garantir a segurança das pessoas presentes nesse tipo de evento", nem do patrimônio público e de automóveis estacionados no local.

A preocupação da vigilância da universidade é alertar sobre o descontrole destes encontros de estudantes. Divulgados na internet e, muitas vezes, no rádio, os eventos costumam atrair um público numeroso. De acordo com o prefeito do Fundão, Hélio Alves, a média é de seis mil pessoas por festa. Uma chopada programada para a última sexta-feira tinha a previsão de receber dez mil pessoas.

"Há uma alteração nas ações da Diseg, que se vê obrigada a socorrer os acidentados e a controlar o fluxo de pessoas que circulam fora da área do evento, comprometendo as ações de patrulhamento nas áreas que são criteriosamente determinadas pela chefia de operações", diz o relatório.

A elaboração do documento foi motivada por dois episódios, no primeiro semestre deste ano. Em abril, uma chopada do curso de enfermagem terminou com tiros, agressões e a depredação de um alambrado.

Dois meses depois, uma festa na escola de Belas Artes (EBA) causou mais confusão, com prisões em flagrante por tentativa de roubo de veículos, aumento de flanelinhas, uma capotagem e uma colisão entre o automóvel de um aluno e o carro da Polícia Militar.

De acordo com Hélio, os próprios estudantes reagiram ao documento, depois que as chopadas foram coibidas no campus.

- Para a próxima chopada, os alunos estão cadastrando vans e cooperativas de táxi, e providenciando segurança particular. Os estudantes aderiram à campanha "Se beber, não dirija" - afirma.

Fonte: O Globo Caderno Ilha (12/11/06)