• Edição 062
  • 16 de novembro de 2006

Microscópio

Expectativas em torno do XXVII Cibran

Renata Magliano

Foi também pensando em contribuir para as políticas públicas de saúde do país que Pós-graduação em Nutrição no Brasil: avanços e perspectivas futuras foi escolhido como tema a ser discutido neste ano, na XXVII Reunião do Consórcio das Instituições Brasileiras de Alimentação e Nutrição (Cibran). O evento ocorre nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), no Campus da Praia Vermelha da UFRJ.

 Elisabeth Accioly, professora e diretora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ, explica que o Cibran é um fórum anual, interprofissional e multidisciplinar, com a participação de representantes de instituições de Ensino e Pesquisa, na área de Alimentos e Nutrição, de todo o país. O objetivo do encontro é fazer uma reflexão acadêmica, divulgar os trabalhos científicos e promover experiências interinstitucionais.

Criado em 1968, sob a forma de simpósio, o Cibran, em 2006, tem a UFRJ como sede e instituição organizadora. Por intermédio do Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGN), o evento é promovido por uma comissão de docentes do INJC, coordenada por Gilberto Kac, professor e pesquisador do instituto, contando ainda com o apoio de José Eduardo Dutra de Oliveira, fundador do Cibran e com a co-participação da Fundação Simpósio Brasileiro de Alimentação e Nutrição (Siban).

- Realizando-se no espaço acadêmico da UFRJ, esperamos que seja um marco na busca do fortalecimento técnico e político dos programas de pós-graduação em Nutrição. Reunir seleto grupo de pesquisadores de uma determinada área de conhecimento, por si só, já traduz possibilidades de retroalimentação e contribuição à pesquisa e pós-graduação, especialmente sendo esses temas centrais e recorrentes, como observado em fóruns anteriores - ressalta Accioly.

Segundo Lúcia Maria Jaeger de Carvalho, professora e chefe do Departamento de Nutrição Básica e Experimental do INJC, que faz parte da comissão organizadora do Cibran, a importância do evento está na divulgação dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado do INJC, e na possibilidade de maior integração com os programas de pós-graduação em Nutrição no Brasil.

A temática deste ano é estratégica, "tendo em vista o incremento, em anos recentes, de programas de pós-graduação em Nutrição e o reconhecimento crescente dessa área do saber como estratégica para o desenvolvimento nacional", destaca Elisabeth Accioly.

 Para os dois dias de veneto, estão programadas palestras, apresentação de relatórios de atividades institucionais e exposição de trabalhos científicos na forma de pôster. Além disso, serão realizadas homenagens a pesquisadores da área e escolha das três melhores dissertações dos programas de pós-graduação em Nutrição do país.