• Edição 061
  • 09 de novembro de 2006

Saúde e Prevenção

Você já lavou as mãos hoje?

Renata Magliano

  No corre-corre diário muitas pessoas acabam esquecendo e não dando importância ao simples ato de lavar as mãos. Para quem não sabe, a sua higienização é uma prática fundamental na prevenção da disseminação de microorganismos e infecções em qualquer ambiente, inclusive aos destinados à assistência em saúde.

  Segundo Ianick Souto Martins, médica da Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ, essa prática previne, entre outras, a transmissão de vírus e vetores de doenças diarréicas. “A lavagem simples das mãos deve ser realizada sempre para o manuseio de alimentos e após necessidades fisiológicas”, ressalta a médica.

  Em um ambiente hospitalar, a falta desse hábito pode ocasionar sérios problemas. Como explica a infectologista, é importante a higienização adequada das mãos para prevenir infecções hospitalares e a disseminação de microorganismos multirresistentes que possuem poucas opções terapêuticas.

  Atenta à importância de tal higienização, a estudante do quinto período da Faculdade de Medicina, Isabella Cleinman Barbosa, orientada por Ianick e pela médica infectologista e professora da Faculdade de Medicina da UFRJ, Simone Aranha Nouer, pesquisou por um ano e meio sobre os Fatores institucionais e interpessoais como determinantes para adesão à higiene das mãos em hospital universitário. O trabalho, que contou com a participação de Renata Brandão, outra estudante de Medicina, culminou em três importantes apresentações, sendo uma delas na XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. “Ninguém dá muita importância para ato de lavar as mãos, mesmo sendo uma prevenção rápida, barata e eficaz”, afirma Isabella.

  A adesão da higienização das mãos é muito baixa em todo o mundo, inclusive entre profissionais de Saúde, como demonstram algumas pesquisas. Para reverter essa situação é necessário entender o porquê disso, para que sejam feitas intervenções eficazes.

  E essa é uma das funções da comissão do HUCFF da UFRJ. “A CCIH tem o papel de prevenir as infecções adquiridas no ambiente hospitalar. Criamos e implementamos rotinas com esse objetivo. São feitas palestras, cursos, treinamentos”, informa Ianick. 

Anteriores