• Edição 061
  • 09 de novembro de 2006

Cursos e Palestras

10 de novembro - VI Seminário de células-tronco do Programa de Terapia Celular

O Programa de Terapia Celular do Hospital Clementino Fraga Filho (HUCFF) realiza seu VI Seminário de Células-Tronco nesta sexta-feira, 10 de novembro. Nesta edição, serão abordados Métodos de Imagem para Localização das Células e Avaliação da Terapia Celular, com a doutora Lea Mirian Barbosa da Fonseca.

A atividade, aberta ao público e sem necessidade de inscrição, acontece no auditório Halley Pacheco, no 8˚ andar do HUCFF, as 12h30.


10 de novembro - Palestra sobre Demência no Mal de Parkinson e no Mal de Alzheimer

O Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ realiza palestra sobre o tema: Demência no Mal de Parkinson e no Mal de Alzheimer: manifestação de uma mesma doença?

A professora Claudia Silberman discute o tema a partir das 10h30, no auditório Leme Lopes. O IPUB localiza-se na avenida Venceslau Brás, 71, no Campus da Praia Vermelha.

 

 

 


13 de novembro - Seminário sobre Pesquisa Operacional

Ocorre no dia 13 de novembro o seminário Pesquisa Operacional como apoio à gestão em Saúde. A iniciativa é uma parceria do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e da Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ. O evento acontece no auditório Halley Pacheco (8º andar do HUCFF), das 8h30 às 17h30.

As inscrições devem ser feitas com Sandra Baliza dos Santos, pelo e-mail baliza@hucff.ufrj.br ou pelo telefone 2562-2733.


13 de novembro - VI Semana Científica do Hesfa

O Hospital Escola são Francisco de Assis organiza sua VI Semana Científica nos dias 13 e 14 de novembro. Com o tema Atenção Primária no Contexto de Saúde, as professoras Rosane Oliveira e Carla Luzia Araújo abordam como é aplicada a Atenção primária nos hospitais e no ensino acadêmico.

O evento estrutura-se em conferências e mesas-redondas, com a participação do diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Alexandre Cardoso, do doutor Marcelo Cruz, coordenador do Projad (Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas), Cristina Loyola, diretora do Hesfa, entre outros professores e doutores da UFRJ.

A VI Semana Científica do Hesfa ocorre de 8h30 às 17h, na avenida Presidente Vargas, 2863, Cidade Nova.


16 de novembro - O preconceito: é possível a existência humana sem ele?

O Ciclo de Palestras do Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha apresenta dia 16 de novembro o tema O preconceito: é possível a existência humana sem ele?, ministrado por Carmen Luz, coreógrafa da Cia. Étnica de dança e teatro.

O encontro acontece no Anfiteatro Nobre do Instituto de Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG), às 11h.

 

 

 

 

 

 


23 e 30 de novembro - V Ciclo de Palestras da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ)

Acontece, nos próximos dias 23, 30 de novembro e 7 de dezembro, às 11h30min,  o V Ciclo de Palestras da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ). O evento será realizado no Ginásio de Lutas -Almerídio Brandão Pinheiro de Barros, localizado na avenida Pau Brasil, 540, Campus do Fundão. O curso é gratuito e o público alvo são Projetos Escolares; Projetos comunitários; Estudantes universitários; Grupos de Capoeira; ONGs; Federações; Portadores de necessidades especiais; Terceira idade etc. Mais informações pelo telefone 2562-6810