• Edição 060
  • 1° de novembro de 2006

Saúde em Foco

Atividade inibe doença que agride retina

Exercício previne cegueira na velhice

Londres. Manter um estilo de vida ativo pode reduzir o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade (DMRI), principal causa de cegueira em idosos, de acordo com estudo americano.

A degeneração macular destrói gradualmente a zona central da retina. Em 90% dos pacientes é observada a forma denominada DMRI seca ou não-exsudativa. A forma exsudativa - também chamada de úmida - é encontrada nos 10% restantes.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina e Saúde Pública de Wisconsin descobriram que atividades físicas, como caminhadas e ginástica, têm efeito protetor contra a doença.

De acordo com o estudo, os exercícios físicos ajudaram a reduzir as chances de sofrer a DMRI exsudativa, caracterizada pelo desenvolvimento de vasos sangüíneos anormais sob a retina, e principal responsável pela perda visual central.

Outros fatores foram associados à doença, como o peso, alimentação gordurosa, a pressão sanguínea e o tabagismo.

Ter um estilo de vida ativo reduziu em 70% o risco de desenvolver a DMRI exsudativa - observa Michael Knudtson, da Faculdade de Medicina e Saúde Pública de Wisconsin.

Knudtson e sua equipe estudaram o impacto do exercício em 4 mil homens e mulheres do estado de Wisconsin durante 15 anos. Os voluntários tinham entre 43 e 86 anos quando o estudo começou, em 1988.

Os participantes foram avaliados a cada cinco anos e responderam sobre a freqüência de exercícios que praticavam. Aproximadamente 25% das pessoas tinham um estilo de vida ativo e quase o mesmo percentual subia mais de seis degraus de escada por dia.

Os pesquisadores explicaram que não poderiam rejeitar outros fatores disponíveis e adicionaram que o estudo constatou que atividades físicas regulares, como caminhar, têm um efeito protetor contra a degeneração macular.

Fonte: Jornal do Brasil - 01/11/06 - Editoria Saúde, Ciência e Vida