• Edição 059
  • 25 de outubro de 2006

Saúde e Prevenção

Cuidado! Tem fungo no ar

Isabella Bonisolo

Eles ajudam na decomposição da matéria orgânica morta, servem de toque especial no strogonoff e em outros alimentos e ainda é amigo de alguns organismos a ponto de criar associações com eles. Estamos falando dos fungos, seres que são capazes de ajudar o homem de muitas maneiras, como na confecção de antibióticos e vitaminas e na produção de queijos (Brie e Roquerfort), pães e cerveja a partir da fermentação.

Porém, os fungos não são tão inocentes assim. Segundo Cristina Nassar, professora do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia da UFRJ e responsável pelo estande Cuidado! Tem fungo no ar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFRJ (SNCT), os fungos podem produzir diversas doenças em plantas, animais e no homem.

As micoses superficiais causadas por fungos (“tineas”), por exemplo, comprometem unhas, pele e cabelos, enquanto que em casos mais graves, pode-se até comprometer alguns órgãos do corpo. Nesses casos, é possível prevenir o aparecimento dessas doenças a partir de simples hábitos higiênicos. Evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo, não usar objetos pessoais de outras pessoas, secar-se muito bem após o banho e não andar descalço em pisos úmidos são algumas providências que ajudarão a manter o seu corpo livre das indesejáveis micoses.

- Os fungos atmosféricos e os que contaminam alimentos podem ainda causar alergias e tosses, ou até doenças graves como o ergotismo (envenenamento causado pela ingestão de grão com fungos) e a histoplasmose (micose) - alerta Cristina.

Cerca de 20 a 40% das pessoas que vivem na cidade são alérgicas graças aos ditos “fungos do ar”. O vilão da vida urbana responsável por boa parte dessa taxa é o ar condicionado.Esse meio favorável à proliferação de fungos possui filtros no seu interior que retém os esporos desses organismos e, quando ligados, contaminam o ar. Para que isso não aconteça, é necessária a limpeza freqüente do parelho.

Durante a SNCT, no estande Cuidado! Tem fungo no ar, pessoas de todas as idades puderam aprender através de brincadeiras que não é preciso ter medo dos fungos, caso haja cuidado. Evitar locais com carpete, manter a casa e roupas arejadas, remover mofos visíveis, são algumas atitudes que previnem alergias e asma causadas por esses organismos.

- Aprendi que o pão não pode ficar mais de três dias aberto, por que senão ele vai apodrecendo aos poucos. E não pode comer por que pode dar dor de barriga - revela Letícia Rodrigues, estudante de 15 anos que esteve no estande e viu de perto, através do microscópio, a parte “embolorada” do pão. Os visitantes descobriram ainda que a ingestão de alimentos mofados pode causar diarréia, vômitos e enxaqueca.

O microscópio foi à sensação do estande. Os pequenos amontoavam-se em torno da mesa em busca de um espaço para manusear o aparelho. Para Raquel Gonçalves, professora da Escola Municipal Tenente Antônio João, “as crianças já tem a oportunidade de ver no dia-a-dia, nos jardins do terreno da escola, os cogumelos. O microscópio é a novidade que eles só terão a chance de ver aqui”.

Quando questionadas sobre a importância de eventos como a SNCT, as professoras que acompanhavam turmas de crianças foram unânimes: a oportunidade dos alunos verem a prática de temas que só lhes foram apresentados pelos livros. “Para crianças tem que ser tudo muito concreto, que elas possam mexer, manusear. Elas não têm aquele poder de aprender um assunto e abstrair. Tudo o que podemos fazer para sair da teoria e melhorar o aprendizado a gente tem feito”, declara Grace Miranda, professora da 1º série do Colégio Brasiliense.