• Edição 058
  • 19 de outubro de 2006

Ciência e Vida

Jogo de computador ajuda a pacientes com problemas cerebrais

Por Mariana Borgerth, da Agência de Notícias - Praia Vermelha

Acidentes ou até mesmo doenças infecciosas cerebrais podem ocasionar falhas no circuito cerebral e fazer com que se perca a capacidade de concentração, atenção e memória. Mas esse problema pode ser resolvido ou atenuado graças a um projeto que associa realidade virtual ao tratamento de paciente com lesões cerebrais.

De acordo com Lídia Cardoso, professora adjunta de psiquiatria e medicina legal do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, e responsável por desenvolver esse projeto no laboratório de Neuropsiquiatria e Cognição do hospital do Fundão, “a área que sofre uma lesão não pode ser recuperada, mas devido à capacidade plástica do cérebro, o treino em computador permite que o paciente reaprenda a realizar atividades diárias”.

A terapia começa com uma avaliação do paciente, para identificar o local que foi lesionado. O objetivo dessa prática é reabilitar o indivíduo para a vida. A médica lembra que a participação familiar também faz parte do tratamento.

O programa de computador simula situações diárias.Na primeira situação o paciente está em uma casa e deve buscar por objetos, cômodos e realizar a higiene pessoal. Outra proposta é o supermercado, que permite a memorização, localização de produtos e realização de cálculos para concretizar a compra.

Depois de conseguir melhoras, o paciente é liberado das consultas, mas a prática das atividades no dia-a-dia deve ser constante. Neste momento, ele passa a ser avaliado a cada três meses.

Este programa foi desenvolvido por Rosa Esteves da Cota, professora do Instituto de Matemática da UERJ. O programa num primeiro momento foi direcionado às pessoas que sofrem de esquizofrenia. Após sofrer adaptações, foi levada para a UFRJ, por incentivo do CNPQ.