• Edição 057
  • 11 de outubro de 2006

Notícias da Semana

Integração entre saúde e educação é tema de encontro no CCS

Isabella Bonisolo

O Encontro Saúde e Educação para a Cidadania, realizado dia 10 de outubro no auditório Rodolpho Paulo Rocco, apontou os principais desafios para a interação dessas duas interfaces – saúde e educação – atualmente dissociadas. O evento, organizado pela Extensão Universitária da decania do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), buscou o intercâmbio de experiências entre as Secretarias Municipais de Saúde, ONGs e da própria UFRJ, para que a reforma curricular dos segmentos debatidos priorize a qualidade de vida do país.

Após a apresentação do violonista Gilvan Cavalcanti, a mesa de abertura, composta pela professora Diana Maul, coordenadora da Extensão do CCS, professora Laura Tavares, pró-reitora de Extensão da UFRJ e pelo professor Almir Valladares, decano do CCS, ressaltou a importância do encontro como um corretor de erros nesses âmbitos tão esquecidos pela sociedade.

- Gostaria de parabenizar pela escolha do tema. Na atualidade, Saúde e Educação foram instrumentalizados. Só se pensava isso inserido no mercado de trabalho. Voltar-se para a nossa vocação, que é a saúde e prevenção para a cidadania, é um debate excelente – aponta Laura Tavares.

A pró-reitora enfatizou ainda que o evento além de ser um momento de parcerias para as diversas instituições presentes, possibilita a UFRJ ganhar experiência ao vivenciar o que a sociedade civil implementa. “Espero que a partir daqui possamos traçar um planejamento de integração de redes de projetos”, declara Laura.

Na conferência de abertura, Célia Linhares, professora do curso de pedagogia da UFF, debateu a formação de professores e apresentou algumas experiências instituintes em escolas públicas, como a do Pirilampos do Saber. Esse projeto concatena cultura popular e escola, resgatando através de brincadeiras o valor das perguntas.

Célia Linhares acredita que o Encontro Saúde e Educação para a Cidadania é uma oportunidade única de a universidade dar as mãos para o município e estado, a fim de acolher a população do que ela mais tem sofrido e estado desamparada. “Os acontecimentos não precisam ser grandiosos. Temos é que abrir caminhos, idealizá-los e tecer apoios nesse setor das ciências da saúde”, enaltece Célia.

Temas referentes ao conceito de violência escolar, adolescentes, trabalho e saúde mental foram amplamente discutidos. As questões que envolvem a formação de professores e sua relação com a saúde também foram abordadas. Uma exposição de charges, pôsteres e livros; a apresentação do projeto (Des)Mancha Brasil; e do Grupo de Capoeira da UFRJ encerraram a programação.


Festa de inaugurações na microbiologia

Comunidade acadêmica privilegia a inauguração de um novo complexo laboratorial do Instituto de Microbiologia da UFRJ

Taisa Gamboa

O Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG) da UFRJ inaugurou com festa a ampliação de sua infra-estrutura. O evento ocorreu no anfiteatro da unidade, localizado no bloco I do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Ilha do Fundão.

Na tarde do dia 11 de outubro, alunos, professores e funcionários da unidade prestigiaram a apresentação da professora Ângela Hampshire, diretora do Instituto. Junto à ela, o professor Almir Fraga Valladares, Decano do CCS; Fernando da Cruz, professor emérito do IMPPG; professor Walter Oelemann, Diretor Adjunto; e o professor Alberto Nóbrega, vice-diretor do Instituto, compuseram a mesa de abertura da cerimônia.

Almir Valladares parabenizou o trabalho da professora Ângela Hampshire no Instituto de Microbiologia, destacando seu interesse em fortalecer a unidade dentro do CCS, colaborando sempre que requisitada. O professor emérito Fernando da Cruz, por sua vez, demonstrou-se satisfeito com a oportunidade de fazer parte da equipe de um instituto de referência em pesquisa em microbiologia, como é o IMPPG dentro da UFRJ.  Ele sublinhou a evolução da unidade ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito a importância desse ramo da ciência no desenvolvimento do conhecimento humano.

O diretor adjunto da instituição, professor Walter Oelemann, deu continuidade à apresentação e ressaltou seu apreço às ações que lhe foram confiadas ao longo da administração da professora Hampshire. O vice-diretor, Alberto Nóbrega, agradeceu o apoio recebido durante a administração atual, onde sempre procurou trazer melhorias para o IMPPG.

O evento contou ainda com uma apresentação de slides muito bem humorada e criativa. A diretora da unidade fez menções a diversos ícones da cultura underground brasileira de forma a aludir ao trabalho realizado na reestruturação do subsolo do CCS, onde está localizado o novo complexo laboratorial do Instituto.  Após rápidos agradecimentos a toda a equipe que colaborou na construção do elevador para portadores de necessidades especiais; da nova rede de informática; do Centro de Extensão em Microbiologia (CEM); e dos vários laboratórios, Ângela Hampshire fez questão de conduzir o público presente às novas instalações, apresentado-as.