• Edição 054
  • 21 de setembro de 2006

Agenda

21 e 29 de setembro - Reconhecendo a UFRJ

A Pró-reitoria de Extensão promove a série de encontros ReConhecendo a UFRJ, com o objetivo de diagnosticar, articular e dar visibilidade às iniciativas, projetos, programas e produções desenvolvidos por diferentes setores da Universidade.

No dia 21, das 9h às 17h, no Auditório Archimedes Memória / FAU – Prédio da Reitoria – 3º andar – Cidade Universitária, acontece o encontro Conhecendo os Projetos de Meio Ambiente na Ilha do Fundão para mapear as ações ambientais e possibilidades de novos projetos no campus. O objetivo é articular a constituição de um Programa de Meio Ambiente que congregue e aperfeiçoe as diversas iniciativas já existentes e estimule o surgimento de novas propostas.

Já o Conhecendo a Produção Audiovisual da UFRJ será realizado no dia 29, das 13h às 18h, no Auditório Archimedes Memória da FAU, no 3° andar do prédio da Reitoria. O evento é uma ótima oportunidade para a troca de experiências e a articulação de ações futuras nos setores da Universidade que produzam ou tenham produzido, direta ou indiretamente, algum material audiovisual.

Mais informações podem ser obtidas através da página www.pr5.ufrj.br.


22 de setembro - 40 anos de invasão da Faculdade de Medicina

Na madrugada de 23 de setembro de 1966 as forças policiais do regime militar espancaram cruelmente os jovens estudantes que haviam se abrigado no antigo prédio da Faculdade Nacional de Medicina da UFRJ no campus da Praia Vermelha e depredaram suas instalações. Esse episódio, que ficou conhecido como o “Massacre da Praia Vermelha” prenunciará outros ainda mais graves contra os que, naqueles anos sombrios mas, apesar disso, plenos de esperanças, ousaram se rebelar em defesa da autonomia da universidade e em favor de uma sociedade e uma nação solidárias.

Quatro décadas depois, no próximo 22 de setembro, nos propomos revisitar aqueles dias agitados que marcaram a UFRJ. Não para construir aqueles jovens estudantes como heróis dos quais nosso imaginário carece, o que não desejavam ou pretendiam, mas para resgatar um pouco de sua generosa radicalidade e das suas ousadas utopias. Uma tarefa que nos parece indispensável para sacudir o conformismo satisfeito que ameaça usurpar as esperanças do presente e roubar as alegrias do futuro.

O evento acontece amanhã (22/09) às 10h no Auditório Rodolpho Rocco, Bloco K do CCS, na Ilha do Fundão. A atividade será constituída por um Conselho Universitário especial no auditório Rodolpho Paulo Rocco, localizado no Centro de Ciências da Saúde, seguido da exposição Rebeldes da Praia Vermelha e o descerramento da placa alusiva ao dia. Às 18h30, show de encerramento no Teatro de Arena, na Praia Vermelha, com Elton Medeiros, Paulo César Botelho, Andréa Pinheiro e o Grupo Receita de Choro.


22 de setembro - Inscrição para eleição de representantes no Colegiado do CCS

Estão abertas as inscrições para representante e suplente de professores nas categorias de titular, adjunto, assistente e auxiliar junto ao Conselho de Coordenação do CCS.  O processo eleitoral será conduzido através de debates a serem realizados no dia 25 de setembro a partir das 9h no Auditório Hélio Fraga.

As inscrições para concorrer as vagas podem ser feitas até o dia 22 de setembro, no Bloco K- 2° andar, sala K-020, na Decania do CCS. A apuração final dos resultados será realizada, de público, pela Comissão Eleitoral indicada pelo Decano do Centro, no Anfiteatro Hélio Fraga, no dia 5 de outubro, às 13 horas.

As eleições ocorrem nos dias 2, 3 e 4 de outubro das 9h às 16h nas Unidades,  em locais a serem determinados pela direção de cada unidade e previamente divulgados. Serão eleitos um representante e um suplente em cada categoria, sendo que o professor inscrito que ficar em segundo lugar, em cada categoria, automaticamente será o suplente da mesma. Os candidatos eleitos terão seus mandatos iniciados imediatamente após a homologação do resultado da eleição pelo Colegiado.

Cada categoria docente votará no seu respectivo representante. Os professores Visitantes e Substitutos votarão na categoria para a qual foi contratado. Serão eleitores nas categorias docentes todos os professores ativos em exercício (Titulares, Adjuntos, Assistentes e Auxiliares).


Até 25 de setembro - Inscrições para curso de III Curso de especialização em enfermagem de Saúde Pública

A Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) recebe as inscrições para o III Curso de especialização em enfermagem de saúde pública até o dia 25 de setembro. Coordenado pelas professoras Maria Helena do Nascimento Souza e Elisabete Pimenta Araújo Paz, o curso visa capacitar o enfermeiro para atuar em Unidades de Saúde Pública e comunidades, trabalhando no desenvolvimento de programas e estratégias em instância institucional e coletiva.

As aulas ocorrerão, quinzenalmente, aos sábados, com início no dia 30 de setembro e término, 29 de setembro de 2007. As inscrições devem ser feitas na Escola de Enfermagem, no Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, rua Afonso Cavalcanti, 275, segundo andar, Cidade Nova. Telefone para contato: 2293-8899, ramal 223.


Até 30 de setembro - Inscrições para IV Curso de verão em Biologia celular e molecular

O IV Curso de verão em biologia celular e molecular é promovido pelo Departamento de Biologia celular e molecular e bioagentes patogênicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP e procura como público alvo estudantes da área de ciências biológicas que já tenham cursado disciplinas de Bioquímica, Biologia celular, Biologia molecular e Genética.

O Curso vai de 22 de janeiro a 3 de fevereiro e as fichas de  inscrição estão disponíveis no site http://rbp.fmrp.usp.br/~cvbiocel/. As fichas serão analisadas e os candidatos selecionados deverão, em seguida, apresentar, via correio, a documentação referente às informações descritas na ficha, tais como participações em palestras e estágios.


28 de setembro - lançamento do livro A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias

A editora Unijui e a Faculdade de Educação da USP lançam o livro A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias no dia 28 de setembro, no auditório da Faculdade, durante a IV Semana de Educação da USP.

As organizadoras Flávia Maria Teixeira dos Santos e Ileana Maria Greca editaram artigos de vinte autores de diferentes universidades e instituições de ensino e pesquisa do Brasil, entre eles a professora Isabel Martins, coordenadora do Programa de Pós-graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes) da UFRJ.