• Edição 054
  • 21 de setembro de 2006

Cidade Universitária

Renovando o Fundão

Taisa Gamboa

Entre as várias iniciativas do Escritório Técnico da Universidade (ETU), está o Projeto Parque Orla Fundão. A iniciativa da diretora da unidade, Maria Ângela Dias, não faz parte do Rio Orla, da prefeitura do Rio de Janeiro, mas aplica uma metodologia do Ministério do Meio Ambiente para reestruturação de orlas. Além desse projeto, a recuperação do Canal do Fundão e de toda orla da Ilha do Fundão também estão sendo estudadas, já que não são contempladas no projeto mencionado.

O Projeto Parque Orla Fundão abrange a faixa de orla que fica na frente da área de expansão do CENPES (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobrás Leopoldo Américo Miguez de Mello), mas não está relacionada com a obra do centro. O empreendimento recuperará ambientalmente a orla que vai da frente do CETEM (Centro de Tecnologia Mineral) até a ilha do Catalão. Ele vem sendo apresentado a algumas unidades e conselhos, numa estrutura participativa, que funciona como coletora de sugestões.

Considerado uma estratégia de interação social com o entorno imediato da obra, o Projeto do Parque Orla prevê a criação de áreas de circulação, comércio, recreação e lazer.  Como a iniciativa ainda está sendo elaborada, a data de início das obras não foi estabelecida. O custo, e as questões relativas ao financiamento serão definidos quando o projeto estiver finalizado.

De acordo com o Professor Hélio de Mattos, Prefeito da Cidade Universitária, além do projeto coordenado pela professora Maria Ângela, várias ações paralelas buscam reestruturar e reaproveitar a estrutura física da Ilha do Fundão. Os alunos do CAENG (Centro Acadêmico de Engenharia da Escola Politécnica da UFRJ), por exemplo, fazem a limpeza semestral da orla da ilha, como parte do trote solidário.

Essa atividade está relacionada a uma proposta da Petrobrás de criação do ECOponto, uma área para a centralização dos resíduos sólidos que serão entregues a cooperativas que geram renda com esse material. Existe também um projeto da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) para a construção da Praia Olímpica. De acordo com a idéia, nos fundos da EEFD, seria criado um campo de areia para a prática de futvolei.

Os alunos da Engenharia Naval, por sua vez, fazem aulas práticas de vela no antigo hangar na  Ilha do Catalão, e, faz parte do projeto de construção do CENPES II, a abertura de uma rua que teria inicio em frente ao CETEM e terminaria na antiga Sede Campestre  (futura avenida Celso Cunha). “São iniciativas importantes que ajudam a revitalizar a Ilha do Fundão e melhoram a qualidade de vida de todo o nosso corpo social”, destacou Hélio de Mattos.