• Edição 054
  • 21 de setembro de 2006

Notícias da Semana

Posse na Escola de Educação Física

Mariana Elia

A Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) recebeu na quarta-feira, 20, seu novo diretor. Valdir Mendes Ramos tomou posse do cargo pela terceira vez no auditório Maria Lenk, lotado de professores, funcionários e estudantes. Em ritual tradicional, após a execução do Hino Nacional, a vice-reitora Sylvia Vargas, proferiu as palavras de abertura da cerimônia e assinou, com o novo diretor, o documento de posse. A mesa cerimonial foi ocupada, além do novo diretor e da vice-reitora, pelo vice-diretor, José Maria Silva, pelo ex-diretor, Alexandre Melo, pelo decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Almir Fraga Valladares, pela pró-reitora de Extensão, Laura Tavares, pela professora emérita da Escola, Margarida Menezes, e pelo prefeito da Cidade Universitária, professor Hélio de Mattos.

O professor Alexandre Melo reservou sua fala para agradecer a instituição, seus funcionários e alunos, e às instâncias administrativas da UFRJ. “Marca-se o encerramento de quatro anos de mandato. Gostaria de agradecer a todos, em especial o professor Mário Tomaz, vice-diretor dessa gestão”, diz o ex-diretor. O professor destacou as realizações alcançadas durante o período, entre elas a abertura de 80 novas vagas por ano, a partir da criação do curso de bacharelado diurno, 13 novas vagas para docentes diretos e indiretos e quatro para técnico-administrativos. Além disso, Alexandre Melo ressaltou a satisfação do reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) do curso de bacharelado em dança.

No aspecto estrutural, o professor Alexandre falou ainda da realização de obras em salas de aula e laboratórios e alertou para necessidade de obras de substituição do telhado. “Passamos por períodos sem verba alguma, mas deixo ao novo diretor uma situação um pouco mais confortável: R$106 mil”, declara. Segundo ele é necessário romper a fragmentação interna e externa da Faculdade, para fortalecer a tríplice universitária, ensino, pesquisa e extensão.

Cintia Ramos, representante do Centro Acadêmico da Escola de Educação Física, desejou um diálogo aberto e fortalecido entre a direção e os estudantes, para que seja possível reivindicar melhores condições aos alunos. O decano, com postura mais positiva, disse estar satisfeito em participar desse momento de citação das dificuldades e realização. “Nós continuaremos com as mesmas carências, mas mesmo assim, podemos crescer, nos qualificar e nos aprimorar. Diante do sucesso relatado e a certeza do sucesso a ser relatado em 4 anos, parabenizo os dois diretores da Escola”, finalizou o professor Almir.

Aplaudida de pé, a professora emérita, Margarida Menezes, declarou seu sentimento de satisfação, alegria e preocupação. Por conta da iniciativa de transformação do espaço ocupado pela EEFD na Praia Vermelha em estacionamento, com promessas de vantagens financeiras (não tendo se concretizado por resistência da Escola), a professora reafirmou o objetivo e a importância da direção de uma Faculdade, que deve “defender os interesses do CCS e, naturalmente, de nossa Escola”.

Eleito pela terceira vez, o professor Valdir Mendes Ramos homenageou seu discurso a professora Margarida e, bastante à vontade, falou com bom humor e simplicidade. Destacou alguns problemas superados pela EEFD durante seu percurso tanto como professor, como nos seus mandatos anteriores, e prometeu esforço maior na direção da pesquisa e extensão. Finalizou com a apresentação da nova equipe e com citação ao músico Gilberto Gil, “tá na hora de essa gente bronzeada mostrar seu valor”.