• Edição 053
  • 14 de setembro de 2006

Agenda

Inscrições para o VIDEOMED 2006

Estão abertas as inscrições para o VIDEOMED 2006, programado para ocorrer entre os dias 20 e 25 de novembro, em Badajoz, Espanha. O Festival Internacional de Cinema Médico, Saúde e Telemedicina - VIDEOMED 2006 - enfoca vídeos relacionados com os cuidados de saúde e, em particular, as novas tecnologias de comunicação, informática e sua relação com a imagem médica, em convergência com a telemedicina. A primeira edição foi realizada em 1985, em Badajoz, com apoio e patrocínio da Diputación de Badajoz, que atualmente preside a Fundação Videomed, instituição sem fins lucrativos que aglutina outras instituições. As inscrições de vídeos e de participantes podem ser feitas na página do evento, em http://www.videomed.es/


Inscrições para cursos de pós-graduação do Nutes

O Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (Nutes) abre inscrições para os cursos de mestrado e doutorado de 2007. Com três linhas de pesquisa, os cursos são oferecidos por dez professores doutores nas áreas de ciências, educação, enfermagem, medicina e sociologia.

Tecnologia Educacional em Ciências e na Saúde tem como objetivo investigar a inserção das tecnologias de informação e comunicação em contextos educativos na sociedade. Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde procura trabalhar mediações simbólicas em materiais educativos. E a Formação Profissional e Docente nas Ciências e na Saúde investiga processos de formação permanente em diferentes espaços de formação de professores de ciências e área de saúde.

As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de outubro e a seleção constará com prova, avaliação de projeto de pesquisa e defesa oral do projeto. O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro. Informações disponíveis pelo telefone 2562-6345, pelo e-mail pos-grad@nutes.ufrj.br ou ainda pelo site www.nutes.ufrj.br.


15 a 16 de setembro - VIII Jornada Nacional e III Jornada Fluminense de Imunizações

A Sociedade Brasileira de Imunização organiza a VIII Jornada Nacional e III Jornada Fluminense de Imunizações nos dias 15 e 16 de setembro. O evento acontece no Centro de Convenções Mário Henrique Simonse, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro e conta com a presença de especialistas em imunização de todo o país. Informações no site http://www.sbim.org.br/viiijornada.htm


Posse na EEFD

No dia 20 de setembro, às 14 horas, acontecerá a cerimônica de posse para os cargos de diretor e vice-diretor da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD).

Os professores Waldyr Mendes Ramos e José Maria Pereira da Silva serão empossados no auditório Maria Lenk, na própria EEFD.

A EEFD fica na Av. Carlos Chagas Filho, s/nº, Cidade Universitária, Ilha do Fundão.


26 de setembro - Doutores da Alegria

O grupo Doutores da Alegria completa 15 anos levando animação para crianças internadas na rede hospitalar. Para comemorar o grupo dedica uma tarde de bate-papo quando o público poderá saber mais sobre suas atividades. Na ocasião será lançado o livro Doutores da Alegria – o lado invisível da vida , da editora Mano. O evento acontece às 19h na livraria Saraiva Mega Store, no Rio Sul.


28 de setembro - Filme Sonhos Tropicais, de André Sturm

O Ciclo Cinema e Saúde do projeto “O Fórum vai...” apresenta dia 28 de setembro no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) o filme Sonhos Tropicais, no Auditório Alice Rosa.

A obra de André Sturm será exibida às 11h e logo após há programado uma palestra com a professora Diana Maul da Faculdade de Medicina da UFRJ.