• Edição 048
  • 10 de agosto de 2006

Saúde em Foco

Universidade Federal do Rio procura voluntários para teste de vacina contra a aids

Com coordenação do médico infectologista Mauro Schechter, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro deram início ao Projeto Praça Onze – um importante estudo de pesquisa da vacina preventiva contra a aids, intitulada HVTN 502.

Com esse projeto, o Brasil junta-se aos Estados Unidos, Canadá, República Dominicana, Haiti, Peru e Austrália, que também pesquisam essa vacina.

A HVTN 502 é considerada por especialistas uma grande esperança no combate a aids, já que conseguiu chegar a fase 2 de testes, o que representa a necessidade de um número maior de voluntários. Para isso três mil candidatos a voluntários estão sendo selecionados para a pesquisa. No Brasil, serão selecionados ao total 230 voluntários entre homens e mulheres.

Estamos em busca de mulheres de 18 a 45 anos, que tiveram parceiro sexual soropositivo nos últimos seis meses, ou que sejam profissionais do sexo, ou que tiveram sífilis ou doença inflamatória pélvica. Também estamos selecionando homens que estejam na faixa etária de 18 a 45 anos e que tenham feito sexo com homens nos últimos seis meses”, disse Mônica Barbosa, Coordenadora de Educação Comunitária do Projeto Praça Onze.

O estudo terá duração de 4 anos e 6 meses, sendo que nos seis primeiros meses da pesquisa, metade dos participantes receberá três injeções com a vacina em estudo e a outra metade receberá três injeções com placebo, uma substância inócua, que não contém vacina em sua formulação. Dessa maneira poderão ser comparados os dados de quem tomou e de quem não tomou a vacina.

Os interessados em se tornar voluntários deverão procurar o Projeto Praça Onze/UFRJ, no Hospital Escola São Francisco de Assis (Avenida Presidente Vargas, 2863, Cidade Nova – RJ) ou ligar para (21) 2273-9073.


O Globo-SP
Online
10/8/2006