• Edição 048
  • 10 de agosto de 2006

Cursos e Palestras

14 de agosto - XII Encontro Regional de História : Doenças da escravidão – sistema de saúde e práticas terapêuticas

Entre os dias 14 e 18 de agosto ocorre na UFF (Campus do Gragoatá), em Niterói, o ANPUH – XII Encontro Regional de História. Um dos temas do Simpósio Temático é Doenças e escravidão – sistema de saúde e práticas terapêuticas, apresentado pela professora Diana Maul de Carvalho, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFRJ. A professora discute  o tema, dia 14 de agosto, às 15h.
 
Dentro do encontro ocorrem também duas conferências, oito mesas-redondas, painéis de iniciação científica e mini-cursos. A coordenação do simpósio Doenças e escravidão é de Flavio Gomes (IFCS/UFRJ) e Ângela Porto (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (21) 2537-9041 ou na página www.encontroanpuhrio.pro.br.


16 de agosto - XXIX Curso de Extensão na Área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica

Estão abertas as inscrições para o XXIX Curso de Extensão na Área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica. As aulas são voltadas para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, maiores de 18 anos. Os interessados podem se matricular até 16 de Agosto, na sala 1D-42 (1° andar), de segunda a sexta-feira, de 8h às 15h. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e é indispensável levar original e xerox do COREN atualizado ou franquia provisória. Haverá uma prova eliminatória e classificatória no dia 22 de Agosto.

 


16 a 19 de agosto – X Congresso da Sociedade Brasileira de Medula Óssea

A SBMO realiza a décima edição de seu Congresso em Curitiba, Paraná, com convidados nacionais e internacionais. O professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, Ângelo Maiolino, é um deles, junto com Selma Menezes da Silva, do Serviço de Hematologia do HUCFF. Informações sobre inscrição e programação podem ser encontradas no site http://www.congressosbtmocuritiba.com.br/.


18 e 19 de agosto - I Congresso de Anestesia da UFRJ

A A Universidade Federal do Rio de Janeiro realiza o I Congresso de Anestesia da UFRJ / XI Jornada Professor Bento Gonçalvez. As palestras reunem especialistas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Faculdade de Medicina e dos HUs da UFF e UERJ.

O evento acontece nos dias 18 e 19 de Agosto, no auditório Alice Rosa (12º andar do HUCFF). Inscrições e outras informações com a Sra. Márcia através do telefone 2562-6010; do fax 2562-2855; e pelo e-mail marciacis@ig.com.br .


21 a 23 de agosto – IX Simpósio Brasileiro de Cronobiologia

Ocorre nos dias 21, 22 e 23 de agosto o IX Simpósio Brasileiro de Cronobiologia e o Simpósio Satélite da XXI reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental em Águas de Lindóia, São Paulo. Cronobiologia aplicada e o futuro da cronobiologia brasileira são alguns dos temas abordados nas palestras e mesas redondas programadas pelo grupo multidisciplinar de desenvolvimento e ritmos biológicos do ICB-USP. Para maiores informações, acesse o site http://www.crono.icb.usp.br/sbcrono.htm.


31 de agosto a 2 de setembro - XVI Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise

O XVI Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise realiza-se em Natal, de 31 de agosto a 2 de setembro para celebrar os 50 anos do Círculo Brasileiro de Psicanálise. Para obter a programação completa do evento e maiores informações sobre a inscrição, acesse www.sppb.com.br/eventos.php