• Edição 046
  • 27 de julho de 2006

Por uma boa causa

O tratamento pelos chás

Mariana Granja

Para encerrar a série de reportagens sobre Medicina Alternativa, o Olhar Vital trata da eficácia dos chás utilizados contra a Diabetes, doença sem cura que acomete cerca de 150 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 12 a 15 milhões somente no Brasil. Há muitos mitos quanto ao uso dessas substâncias naturais, e é importante conhecer o que realmente ajuda no controle da doença.

De acordo com o professor Nuno Álvares Pereira, do Departamento de Farmacologia Básica e Clínica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ, muitas plantas podem ser empregadas para controlar a diabetes. “Ipê-roxo (Tecoma curialis), pedra-ume-caá (Myrcia multiflora), abajeru (Chrysobalanus icaco), Jambolão (Eugenia jambolana) e pata- de-vaca (Bauhinia forficata) são algumas das muitas plantas que servem para auxiliar no tratamento dessa doença”, explica.

— A “pata-de-vaca” é a mais comum dentre as folhas utilizadas para esse fim. Ela, ao contrário do abajuru, por exemplo, que é encontrado normalmente na região dos lagos, é achada com mais facilidade. Normalmente é vendida em feiras livres e locais com venda de plantas e ervas. Mas para utilizar a pata-de-vaca é necessária muita atenção, já que há pelo menos oito plantas conhecidas por esse nome, sendo que somente uma ajuda no tratamento da Diabetes — alerta o professor. Conhecer qual a planta verdadeira, que possui flores brancas, segundo Nuno, somente é possível com a ajuda de um especialista.

A ação das plantas e o tempo de duração de seus efeitos no organismo não são longos, possuindo em média seis horas até que a taxa de glicose no sangue volte a aumentar. Já existem estudos que tentam transformar em comprimidos o chá, o que faz com que o tratamento se torne mais prático, mas enquanto isso não ocorre, as pessoas com Diabetes precisam tomar de três a quatro vezes por dia um copo de chá para controlarem a sua glicose. “O chá funciona porque ele impede que haja absorção de glicose pelo organismo e sua reabsorção através da urina. Assim, a glicose que iria para o sangue se desloca para a urina, que, pelo efeito do chá, não a absorve”, explica.

Assim, de acordo com o professor o, “se uma pessoa toma o chá de pata-de-vaca, por exemplo, e faz em seguida um exame de sangue, no resultado aparecerá que sua taxa de glicose está mais baixa do que se não tivesse tomado nada, mas se fizer um exame de urina comprovará que há bastante glicose, já que ela é expelida através desse meio”.

Embora pesquisadores e o próprio professor Nuno já tenham feito pesquisas e publicado artigos defendendo o uso de plantas que abaixem a taxa de glicose controlando a Diabetes, ainda há dúvidas no meio científico quanto à eficácia das substâncias naturais. Segundo aconselhamento da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é indispensável procurar um médico, pois embora seja público e notório que muitas plantas têm poderes medicinais, elas apresentam princípios ativos que podem acarretar ações diferentes no organismo, podendo prejudicar outro órgão, como o fígado, por exemplo, ao reduzirem a taxa de açúcar no sangue.

Assim, ter uma vida saudável e controlar a Diabetes com a ajuda dos chás é uma boa opção, segundo especialista, sem descuidar da dieta e dos remédios convencionais, indo regularmente ao médico endocrinologista e fazendo uso dos chás.