• Edição 045
  • 20 de julho de 2006

Cursos e Palestras

21 de julho - III Seminário de Células-Tronco

A Comissão de Pesquisa em Terapia Celular do HUCFF realiza o III Seminário de Células Tronco, das 13h às 14h, no Anfiteatro Alice Rosa - 12º andar. A exposição terá como tema o Transplante Autólogo de Células Tronco e será proferida pelo doutor Júlio César Voltarelli, professor titular da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto e Coordenador da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas da instituição.


27 de julho – Curso de Matemática e de Idiomas no HUCFF

O Serviço de Treinamento e Desenvolvimento da DRH oferece cursos de Matemática e de idiomas no HUCFF. As aulas são voltadas para funcionários do hospital e têm como objetivo capacitar os profissionais para a leitura, interpretação, resolução e aprimoramento de cálculos matemáticos  como ferramenta para pesquisas técnicas e científicas nas diversas áreas.

As inscrições vão até 27 de Julho de 2006, e as aulas começarão em 07 de Agosto. Para os cursos de espanhol e francês, as inscrições para quem começará do básico devem ser feitas até o dia 27. Mas quem for fazer prova de nivelamento, deve se inscrever até 24 de Julho. A carga horária é de 4 horas semanais por módulo. O único pré-requisito é  ter o Ensino Fundamental (antigo 1º Grau) completo. Os interessados deverão entrar em contato com o STD, entre 08:00 e 15:00h, de segunda a sexta-feira, pelos ramais 2370 / 2371 / 2372 / 2228.


3 a 5 de agosto – 1ª Conferência Nacional de Imunodeficiências Primárias do Rio de Janeiro (I Conip)

A 1ª Conferência Nacional de Imunodeficiências Primárias do Rio de Janeiro (I Conip), será sediada no auditório do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O evento é organizado pelo Laboratório de Fisiopatologia Humana e Serviço de Alergia do Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz, pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e Serviço de Alergia e Imunologia do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ e pela Divisão de Medicina Experimental do INCA.

O I Conip contará com a participação de vários especialistas em Imunologia Básica e Clínica, particularmente aqueles ligados ao diagnóstico e ao tratamento de pacientes com infecções de repetição, imunodeficiências primárias (IDP) e outros distúrbios imunológicos, muitos dos quais, que ainda precisam ser estabelecidos dentro da literatura médica. Informações adicionais estão disponíveis pelo telefax (21) 2554-1731 ou no site www.conip.mhx.com.br.