• Edição 044
  • 13 de julho de 2006

Saúde e Prevenção

A beleza nas pontas dos dedos

Mariana Granja

Unhas bonitas e bem tratadas são mais do que indicadoras de vaidade ou de preocupações estéticas, elas representam o cuidado e asseio pessoal, e conseqüentemente a saúde da pessoa que as possui. A busca ao dermatologista para resolver problemas dessa ordem é cada vez mais freqüente especialmente entre as mulheres, e por isso saber os cuidados para evitar complicações é essencial.

Segundo a doutora Mônica Azulay, professora adjunta do Departamento de Dermatologia do Serviço de Clínica Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), os problemas mais freqüentes que ocorrem com as unhas são a fragilidade e as micoses. “A micose acontece devido a um fungo que se infiltra na unha produzindo uma infecção. Normalmente ocorre com pessoas que trabalham com muita umidade, lavando louça, ou com luvas que acarretam calor e umidade. Já a fragilidade é mais comum depois de uma certa idade, já que as unhas, assim como a pele e o restante do nosso organismo, vão envelhecendo e enfraquecendo”, explica. Porém, há ainda um outro grupo que vem sofrendo cada vez mais com a fragilidade das unhas: as jovens. “O emagrecimento, principalmente quando é feito com muita rapidez, contribui para a fragilidade das unhas. Existe muito esse problema em meninas adolescentes com quadro de anorexia. Nessas jovens, que acabam sofrendo com a falta de alguns complementos de alimentação, as unhas enfraquecem, cai cabelo, entre outras características”, esclarece Mônica Azulay.

Na presença de micose, ocorre a alteração de cor da lâmina ungueal que pode ser variável, o aumento da espessura da lâmina devido ao material córneo, ou seja, queratina, que se deposita sob a unha, além da alteração do formato, que muitas vezes encurva-se. “Uma questão bem interessante é que as pessoas tendem a achar que tudo na unha esbranquiçado é micose, quando na verdade nem sempre é. No caso de micose, essa mudança de cor pode se apresentar de algumas formas, às vezes pode acometer a parte distal da unha (mais para fora) e às vezes mais para perto da cutícula. É possível muitas vezes imaginar qual o fungo presente de acordo com o local onde ele está alojado”, explica a professora. Já quando ocorre o enfraquecimento das unhas elas quebram e destacam-se em lâminas facilmente.

– Para tratar a micose a pessoa deve ir ao médico dermatologista e fazer um exame micológico. De acordo com o fungo e com a gravidade o médico indicará o uso local de medicamentos ou a medicação oral. Além disso, deve-se evitar a umidade, e minimizar isso fazendo apenas uma lavagem de louça diária, por exemplo. Já a fragilidade pode ser tratada com fortalecedores e formulações para a unha, e às vezes com complementos vitamínicos – explica.

A fragilidade das unhas pode ser prevenida com uma boa alimentação rica em vitaminas e com cuidados na utilização de esmaltes. “Esmalte pode causar alergias e enfraquecimento da unha. Aquele conceito de que os esmaltes escuros fortalecem tem algum fundamento, já que prejudicam menos que os de cor clara. O uso contínuo de cores claras e cintilantes prejudica a unha principalmente dos que tem mais predisposição ao enfraquecimento ou que possuem a lâmina mais fina”, fala. Já as micoses podem ser prevenidas evitando andar descalço em pisos úmidos ou públicos, não usando toalhas comuns ou mal lavadas, equipamento de uso comum (botas, luvas) e roupas e calçados de outras pessoas. “Além disso, é importante a mulher ter seu próprio kit de alicate, pois é muito freqüente adquirir micoses no salão de beleza”, recomenda professora. Com esses cuidados, não só a beleza, mas a saúde das unhas, estará a salvo.