• Edição 044
  • 13 de julho de 2006

Cursos e Palestras

14 de julho - NUPEM capacita professores

Termina nessa sexta-feira, dia 14, o XVI Curso de Educação Ambiental para professores de Macaé e Região, realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ).

O curso, que teve início na última segunda-feira, dia 10, é fruto de um convênio entre a Petrobras e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), denominado Projeto ECOlagoas. Este projeto tem possibilitado a realização de várias outras atividades que promovem a conscientização da população com relação às questões ambientais da região.

O objetivo do curso é fazer com que os resultados da pesquisa básica, como aquelas que são desenvolvidas nas lagoas da região através do Projeto Ecolagoas, sejam utilizados não somente pelo público especializado, mas em especial por aqueles que utilizam os ecossistemas onde vivem. “Ao participarem destes cursos os professores dos municípios tornam-se excelentes agentes multiplicadores de idéias e ações juntos aos cidadãos que aqui vivem e viverão nas próximas décadas que são as crianças de hoje”, afirma o diretor do NUPEM/UFRJ, professor Francisco Esteves.


18 de julho - Psicoterapia de Grupo

O 16º Congresso Internacional de Psicoterapia de Grupo ocorre de 18 a 22 de julho, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), em São Paulo. O evento, que tem como público alvo grupanalistas, psicodramatistas, pesquisadores, entre outros, conta com palestrantes e profissionais de mais de 30 países.

Mais informações através do site www.iagpcongress.org, pelo telefone (11) 3361-3056 ou pelo e-mail iagp@eventus.com.br.

21 de julho – Simpósio sobre Diabetes Mellitus

O Serviço de Nutrologia do HUCFF realiza, no dia 21 de julho, o Simpósio Diabetes Mellitus tipo 1 - da fisiologia ao tratamento. O evento é voltado para profissionais da saúde, residentes, alunos da graduação e da pós, e vai acontecer no Auditório Alice Rosa, no 12º andar. As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na sala 9E14 da Nutrologia. Mais informações através do telefone 2562-2730.


25 de julho – Tópicos em biologia do desenvolvimento

O Instituto de Ciências Biomédicas realiza dia 25 de julho o Simpósio Tópicos em Biologia do Desenvolvimento, coordenado pela professora Silvana Allodi. Como forma de preparação para o Congresso, pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e França trocam experiências. O evento ocorre no Auditório do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas, bloco F do Instituto no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Mais informações sallodi@histo.ufrj.br


25 de julho – 7ª edição do programa BITEC

O Instituto Euvaldo Lodi - IEL-RJ lança a 7ª edição do Programa BITEC - Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas.Trata-se de um bem sucedido programa de concessão de bolsas de estudos visando a capacitação tecnológica de universitários e que muito tem contribuído para a interação Universidade/Empresa/Aluno.

O Projeto BITEC conta com o apoio do IEL/SENAI, Sebrae e CNPq e terá duração de seis meses. As inscrições vão até o dia 25 de julho e as vagas são limitadas. Os interessados podem acessar o site www.firjan.org.br, ou procurar a Júlia ou a Juliana, no telefone (21)2563-4187, e e-mail iel@firjan.org.br.


28 de julho - Programa de Formação Profissional em Ciências Ambientais

O Núcleo de Ciências Ambientais do Instituto de Biologia da UFRJ está com as inscrições abertas para a 14ª Turma do Programa de Formação Profissional em Ciências Ambientais. O curso visa capacitar profissionais das mais diversas áreas para atuarem como gestores em sistemas de gerenciamento ambiental e é dividido em cinco módulos. O primeiro contém disciplinas de conhecimentos básicos, e os quatro últimos são específicos, com disciplinas sobre Análise Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Gestão Ambiental e Perícia e Auditoria Ambiental.

Mais informações no site www.cienciasambientais.biologia.ufrj.br ou www.nadc.biologia.ufrj.br, através do e-mail nadc@biologia.ufrj.br ou pelos telefones (21) 2562-6324, 2562-6325, 3976-8602, 2562-6611 e 2562-6719.