• Edição 043
  • 6 de julho de 2006

Notícias da Semana

Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco é reaberta

Leonardo Velasco, do Olhar Virtual

A Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco foi reaberta no dia 30 de junho, depois de três meses de obras. É a primeira rua inaugurada após reformas que integram o projeto de reurbanização e sinalização da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.

“Ontem (29 de junho) foi aniversário do professor, que é um grande nome da universidade. Por isso a escolha desta data”, disse o Prefeito da Cidade Universitária, professor Hélio de Mattos Alves, que se mostrou feliz com o resultado das obras: “Este é o piloto de como imaginamos a Ilha do Fundão. A iluminação foi mudada e isto dá mais segurança. Queremos que toda a Cidade Universitária fique assim”.

Além de Hélio de Mattos, a reinauguração contou com a presença do diretor da Faculdade de Medicina, professor Antonio Ledo Alves, da aluna Letícia Vargas, representando o Centro Acadêmico de Medicina Carlos Chagas, além de Ivan Carmo, Márcio Mariano, Sérgio Siqueira, Luciana Madalena, responsáveis pela obra e Leandro Buarque, da Divisão de Segurança da UFRJ.

Com a nova rua, o acesso aos ônibus para os usuários dos hospitais da região e do Prédio de  Ciências Biológicas poderá ser feito nos pontos de ônibus localizados na rua, evitando a necessidade de andar até a passarela da Linha Vermelha, como era feito antes.

“Acho que o principal é o ponto de ônibus. Às vezes, principalmente de noite, ficava ruim pegar ônibus. Essa questão da segurança é importante”, disse Letícia Vargas. A também aluna da Faculdade de Medicina, Maria Tavares, se mostrou ainda incerta com relação ao impacto da reforma: “Acho que a gente ainda vai ver as vantagens com o tempo”.

Segundo Ivan Carmo, coordenador da obra, o projeto foi desenvolvido segundo o trafic calming (ainda sem tradução, mas que significaria tráfego calmo), que dispensa o uso de sinal luminoso e já é usado em alguns bairros do Rio de Janeiro.

Além disso, a área contará com um ponto de vigilância das 7h às 23h e com o monitoramento de uma câmera, que poderá ser usada para aplicar multas e coibir desrespeitos à sinalização.

O próximo foco da Prefeitura da Cidade Universitária com relação à urbanização do campus é a realocação dos quiosques localizados ao lado do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). O projeto inclui fechar uma rua e a construção de um terminal para ônibus, que terá uma praça de alimentação e um estacionamento, o que visaria diminuir também a ação de flanelinhas no local.

“Faremos um terminal de integração, fecharemos uma rua e ali terá um grande calçadão. Temos um novo projeto arquitetônico para os quiosques. Já estamos recebendo o primeiro caminhão de entulhos para a obra”, afirmou o Prefeito da Cidade Universitária.