• Edição 042
  • 29 de junho de 2006

Agenda

Professores lançam livro de Microbiologia

Os professores do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes/ UFRJ, Alane Beatriz Vermelho, Antonio Ferreira Pereira, Rosalie Reed Rodrigues Coelho e Thais Souto-Padrón, lançam livro Práticas de Microbiologia.

O volume reúne as aulas dos autores, oferecidas aos alunos da área de Ciência da Saúde. Através das atividades apresentadas no exemplar é possível compreender as técnicas básicas usadas em Microbiologia, assim como os materiais utilizados, técnicas assépticas e os métodos físicos e químicos de controle microbiano, entre outros assuntos abordados.

 

 

 


Site busca aproximar a neurociência da sociedade

O site http://www.fesbe.org.br/sbnec/v3 é um guia com vários ambientes que trazem curiosidades e informações relevantes para os neurocientistas, a comunidade científica e a sociedade brasileira. Dinâmico, o site busca oferecer aos leitores tanto assuntos atuais quanto aspectos históricos das neurociências em nosso país.

Os curiosos poderão ainda percorrer os diversos links para os laboratórios que desenvolvem linhas de pesquisa neste campo, instituições de pesquisa brasileiras e internacionais, sociedades científicas, agências de fomento, literatura científica, bibliotecas virtuais e mais uma lista de universidades e faculdades sediadas em território nacional, agrupadas por estados, e algumas das principais ferramentas de busca.


Abertas as inscrições para Biosemana

imagem tome nota

Estão abertas as inscrições para oficinas, mini-cursos e temas para palestras para a próxima biosemana, promovida pelo Instituto de Biologia da UFRJ. O evento acontece no período de 11 a 15 de setembro. Para maiores informações, envie um e-mail para biosemana@biologia.ufrj.br.

 


29 de junho – Exposição no hall da portaria do HUCFF

A exposição Humanizar É, que reúne uma mostra heterogênea e representativa de depoimentos de funcionários do HUCFF sobre o tema em questão, será lançada no próximo dia 29 de junho, quinta-feira, no hall da portaria principal do HUCFF. O evento começa às 12h e é mais uma iniciativa do Hospital para estimular sua comunidade interna a refletir sobre o que significa humanização no cotidiano da equipe de saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa de Humanização, Regina Chaves, o Hospital decidiu criar um projeto de comunicação visual e coletar depoimentos de serventes, assistentes administrativos, técnicos, enfermeiros, nutricionistas, médicos e outros trabalhadores do hospital sobre a humanização no atendimento.

O Programa de Humanização do HU é integrado pela Coordenação de Políticas de Humanização e Valorização do Cliente, e está engajado no Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde - HumanizaSus. Sua missão principal é incentivar, apoiar e promover iniciativas que resultem na constante melhoria do atendimento ao paciente. Posteriormente, a exposição Humanizar É será divulgada nos murais dos andares do Hospital.


30 de junho – Fim das inscrições para curso de pós-graduação na EEFD

imagem tome nota

Nos dias 29 e 30 de junho, serão encerradas as inscrições para o curso de Pós-graduação na área de Biomecânica da Escola de Educação Física e Desportos. Estão sendo oferecidas 45 vagas e a seleção acontece entre os dias 10 e 12 de julho.

O resultado será divulgado no dia 19 de julho. Mais informações pelo e-mail biomec@eefd.ufrj.br ou pelos telefones 25433635, do Laboratório Biomecânica, e 25626803, da Pós-Graduação.

 

 

 

 


7  de julho - Arraiá do HU

O Centro Cultural do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho realiza dia 7 , sexta-feira, o seu 'arraiá' julino. A festa acontece a partir das 15h30, na área externa da portaria do Ambulatório. Os interessados em participar com barracas devem procurar, o mais breve possível, o Centro Cultural (que funciona no sub-solo) ou entrar em contato com o responsável através do ramal 2610.

Anteriores