• Edição 041
  • 22 de junho de 2006

Cidade Universitária

Monitoramento da Ilha do Fundão

Mariana Granja

O projeto de monitoramento da Ilha do Fundão está em andamento, e segundo o prefeito da Cidade Universitária professor Hélio de Matos, hoje existem espalhadas pelo campus 19 câmeras tipo DOME. “Agora entramos em uma fase importante, que é a comunicação entre as câmeras para que as imagens cheguem a Central de Operações da Divisão de Segurança (DISEG)”.

Segundo ele, já está pronto o projeto executivo do mobiliário da Central de Operações da DISEG e agora está em fase de aquisição das mesas, cadeiras e equipamentos que em grande parte serão adaptados aos portadores de necessidades especiais que irão trabalhar na Central. “Um elevador foi colocado para levar até o local os ‘cadeirantes’ e entrará em funcionamento assim que o órgão da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro conceder a licença”, fala o prefeito.

O sistema Kapta foi implantado e em breve a cabine do CT-CCMN irá entrar em funcionamento para controlar a entrada e saída dos automóveis. Além disso, a prefeitura está tomando providências para que uma câmera fique disponível e possibilite a verificação das condições de trânsito das três principais saídas da Ilha do Fundão on-line (à semelhança da CET-RIO).

– Todo o projeto de monitoramento da central e da colocação de câmeras envolveu um total de aproximadamente 40 pessoas entre servidores técnicos-administrativos da UFRJ (engenheiros, arquitetos, pedreiros, marceneiros e vigilantes) e mais o apoio de prestadores de serviço para completar o quadro necessário de pessoas para trabalhar intensivamente nesse projeto – finaliza o prefeito.