• Edição 041
  • 22 de junho de 2006

Por uma boa causa

Para tirar o peso dos ombros

Mariana Elia

Lesões causadas por excesso de exercício físico são várias, o Olhar Vital vem abordando algumas delas ao longo desse mês. Nessa edição daremos destaque a região dos ombros e braços. As atividades físicas movimentam os grupos musculares, que trabalham com mais intensidade de acordo com o tipo de exercício. Os ombros sofrem mais freqüentemente lesões musculares e articulares, a parte óssea é comparativamente mais preservada.

A tendinite do manguito rotador é a lesão mais recorrente na região. A articulação do ombro possui grande arco de movimento, o que necessita uma complexa estrutura de estabilização (uma parte estática e outra dinâmica). O manguito rotador é o grupo muscular que recobre o úmero, osso do braço que se estende do ombro ao cotovelo, e é responsável pela estabilização dinâmica da articulação, juntamente com o músculo do bíceps, além de garantir força aos ombros.

Os esportes de repetição que exigem levantamento dos ombros, tais quais levantamento de peso e tênis, podem causar atrito entre o úmero e os tendões, levando à laceração das fibras. O edema (inchaço) e a dor nos braços são os primeiros sintomas e antecedem a inflamação (tendinite). Se não tratados, os sintomas podem desencadear o desenvolvimento da fibrose e da inflamação. Ainda que raro, é possível passar para a ruptura total dos tendões, com resultado de enfraquecimento e dor intensa.

Jéferson Novaes, professor do Departamento de Ginástica da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), diz, por outro lado, que os esportes de colisão, como judô e jiu-jitsu, são responsáveis por maior número de fraturas, “pois os atletas se esbarram e caem com mais facilidade em cima dos ombros”. O professor lembra que não se pode estabelecer uma relação direta entre uma prática esportiva e os tipos de lesão, já que as incidências variam muito.

A detecção do tipo e extensão da lesão pode ser feita através de radiografia, ecografia, técnica de registro dos ultra-sons, artrografia, radiografia após injeção de contraste na articulação, e até ressonância magnética. A região, incluindo os braços, deve permanecer em repouso, mas atividades que não exijam trabalho intenso do manguito rotador ou provoquem dor podem ser mantidas. O uso de antiinflamatórios e analgésicos é normalmente indicado e deve-se, em seguida, fortalecer o grupo muscular. O recurso cirúrgico é necessário apenas em caso de ruptura total dos tendões.

Dessa forma, a região dos ombros e braços sofre basicamente com lesões articulares, sendo as fraturas ósseas são mais leves. Jéferson Novaes, no entanto, lembra que os atletas são mais bem preparados fisicamente e, por conta disso, não sofrem lesões com facilidade. Os atletas de fim de semana e inativos são mais propensos, já que a musculatura é mais enfraquecida. É importante tratar corretamente ao primeiro sinal de dor, pois o movimento dos ombros tem grande importância para o bom funcionamento de outras atividades físicas, como caminhar, escrever e carregar peso.

Anteriores