• Edição 040
  • 14 de junho de 2006

Cidade Universitária

Saúde do Trabalhador

Setor de Pessoal da Prefeitura implanta núcleo de Serviço Social

Os trabalhadores da Prefeitura Universitária contam há cerca de dois meses com um Núcleo de Serviço Social vinculado à Seção de Pessoal. A entrada de uma Assistente Social para a equipe da PU tem como objetivo responder as várias demandas desses funcionários, sejam – ativos e aposentados – profissionais terceirizados, e, ainda, familiares e demais dependentes, promovendo uma ampla valorização desta força de trabalho importante no cotidiano dos campi da UFRJ.

Um dos objetivos específicos do Serviço Social da Prefeitura é intervir em situações de trabalho de forma a torná-las mais produtivas, saudáveis e menos geradoras de conflitos, adoecimento e/ou sofrimento emocional, apresentando alguns elementos que proporcionem a melhora destas relações. As mudanças fazem parte da reestruturação da Sessão de Pessoal da Prefeitura que atende hoje os 335 servidores lotados na Unidade (16 de nível superior, 160 de nível médio e 159 no antigo nível de apoio), distribuídos da seguinte forma: 246 na Sede da Ilha do Fundão, 80 na Subprefeitura da Praia Vermelha, e 9 na Subprefeitura do Centro da Cidade. É o segundo maior contingente de servidores técnicos-administrativos da UFRJ, depois do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

Inicialmente, estão sendo feitas entrevistas que fornecerão uma radiografia do contexto institucional e social nos quais os trabalhadores estão inseridos, possibilitando uma análise que contribua para propostas de melhoria das condições de vida de todos.

O serviço pretende, ainda, elaborar uma proposta de atuação nas questões de saúde do trabalhador e respectivos dependentes com doenças relacionadas ou não ao trabalho, orientando e fazendo encaminhamentos a unidades especializadas. Pesquisar e intervir nas situações de família que possam estar provocando adoecimento e/ou sofrimento emocional, a fim de propor melhorias e reordenamento também destas relações.

Além dos mecanismos institucionais existentes na UFRJ e demais ações sociais extra muros, o Núcleo de Serviço Social da PU buscará parcerias que permitam gerar programas pontuais, sejam no âmbito educativo, jurídico, de saúde coletiva, entre outros. Como primeira parceria podemos destacar o Programa de Avaliação Nutricional dos Trabalhadores da PU a ser executado por professores e alunos do Instituto de Nutrição e previsto para começar dia 20 de junho.