• Edição 039
  • 8 de junho de 2006

Saúde em Foco

Nupem sedia II Simpósio de Anfíbios da UFRJ

Anfíbios são tema de simpósio em Macaé

logo Forum de Ciencia e Cultura

MACAÉ - Principais controladores de vetores, como mosquitos, os anfíbios são o tema do II Simpósio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de junho, no Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem). A prefeitura de Macaé e a secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) apóiam o evento.

Ameaçados de extinção pela diminuição das áreas alagadas e pela ação de agrotóxicos, o II Simpósio de Anfíbios da UFRJ (Simanf 2006) faz um alerta para a preservação dessas espécies.

-A professora da UFRJ, Lycia de Brito Gitirana, que está organizando o Simanf tem a preocupação de tornar a teoria uma prática. Por isso, as palestras chamam a atenção para o tema que mostra o declínio das espécies de anfíbios no Brasil, com a diminuição das áreas alagadiças -, destaca Guilherme Sanderberg, biólogo da Semma.

O Simpósio começará no dia 21, com cerimônia de abertura às 14h, seguido por palestras e exposição fotográfica de anfíbios. No dia 22, seis palestras serão proferidas a partir das 9h, tendo como foco os girinos, criação em cativeiro de rãs e apresentação de painéis sobre esses assuntos.

O encerramento será no dia 23, com palestras sobre patologia, declínio e rede de análise sobre anfíbios neotropicais ameaçados. No final do dia, serão entregues certificados aos participantes do Simpósio.

A professora Lycia de Brito Gitirana e Sérgio Potsch de Carvalho e Silva, ambos da UFRJ vão participar de uma mesa redonda, às 12h, do dia 23, onde a retrospectiva e perspectivas do Simpósio serão debatidas.

Quem quiser se inscrever para participar do II Simpósio, deve acessar o site da UFRJ, www.ufrj.br/eventos.


ABN - DF
06/06/2006
Notícias Online