• Edição 038
  • 1° de junho de 2006

Microscópio

UFRJ dá posse a diretor da medicina

Geralda Alves

imagem zoom

O reitor Aloísio Teixeira deu posse ao novo diretor da Faculdade de Medicina o pneumologista Antonio Ledo Alves que cumpre o mandato até 2010. A cerimônia ocorreu nessa quarta-feira (31/5) em um ambiente festivo, com a apresentação do conjunto de violões da Escola de Música da UFRJ, coordenado pelo professor Bartolomeu Wiese.

Ao transmitir o cargo, o ex-diretor, professor Almir Fraga Valadares agradeceu a todos que trabalharam com ele durante os oito anos que esteve a frente da Faculdade de Medicina e lamentou não ter tido uma cerimônia na ocasião de sua posse. “Na época (1988) a Universidade atravessa uma intervenção e todos os eventos foram cancelados”. O fato foi amenizado por Antônio Ledo que compartilhou com o colega as festividades de sua posse.

Em seu discurso, o novo diretor disse que é uma honra dirigir a Faculdade de Medicina, que reconhecer a elevada qualidade das atividades desenvolvidas por ela não significa estar desatento as suas dificuldades. “Sabemos que algumas delas são decorrentes de políticas governamentais implementadas nos últimos anos, que atingiram não somente a Faculdade de Medicina, mas a UFRJ como um todo”, revela Ledo.

Metas

Alcançar uma maior integração entre as atividades da graduação, da pós-graduação e da extensão, assim como definir e aprimorar processos administrativos e de gestão foram apontados pelo professor Ledo como dificuldades da Faculdade de Medicina. Para tentar resolve-las ele priorizou, inicialmente, três áreas de atuação. Em primeiro lugar está o aprimoramento da gestão incluindo os processos administrativos – em especial, aqueles voltados para as atividades didáticas; a reforma didático-pedagógica na graduação, incluindo a discussão e definição do egresso a ser formado e por fim, os 200 anos da Faculdade de Medicina a ser comemorado em 2007.

“Esse momento, de construção coletiva, nos parece especial, porque nos oferece a oportunidade de elaborar um modelo novo e propositivo, capaz de atualizar tanto o projeto acadêmico como a gestão da Faculdade de Medicina”. Antônio Ledo ressalta que a prioridade dada a essas áreas não significa que as demais ficarão sem a devida atenção.

Atualmente a Faculdade de Medicina tem 1821 alunos da graduação, cerca 500 na pós-graduação, 442 docentes e 93 técnico-administrativos. Apesar de ter sido ampliado o numero de vagas e criado dois novos cursos (Fisioterapia e Fonoaudiologia), o número de professores foi reduzido. Há 15 anos eram 509 docentes na medicina e o dirigente da época, propunha 840 como ideal.

Diante desse quadro Antonio Ledo terá alguns desafios pela frente como pensar uma formação, de alunos e professores, adequada ao século XXI. “O que significa dirigir nosso esforço, não apenas para capacita-los tecnicamente, mas motiva-los e apresenta-los aos meios de trabalhar em equipes. Não menos importante é prepara-los para que possam se atualizar continuamente, e para que possam se abrir ao outro, seus pacientes, tendo em vista que essa é a melhor maneira de lidar com a dor e com o desamparo que visitam cada um de nós”.

Antônio Ledo terminou seu discurso com um poema de Francisco Buarque de Holanda, que fala sobre o sonho. Agradeceu o apoio que recebeu de todos colegas e amigos do IPPMG, pela oportunidade de convivência e aprendizado nos quatro anos de gestão do instituto. Prestou também homenagem a funcionária da Faculdade de Medicina, senhora Antônia Nazaré Machado dos Santos que representou os técnico-administrativos.