Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 206
25 de fevereiro de 2010

Agenda

Até 4 de março

UERJ oferece o curso Células e Moléculas na Resposta Imunológica

Estudantes e profissionais da área de saúde que desejam se atualizar em conhecimentos específicos na área de Imunologia Básica podem se inscrever até 4 de março no curso Células e Moléculas na Resposta Imunológica, promovido pelo Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A atividade é coordenada por Luís Cristóvão de Moraes Sobrinho Porto, professor titular do Departamento de Histologia e Embriologia e coordenador do Laboratório de Histocompatibilidade (HLA) do Instituto de Biologia da Uerj.

As aulas ocorrem às terças e quintas-feiras, das 18h às 20h30, entre 9 de março a 15 de abril. As inscrições podem ser feitas no site do Centro de Produção da Uerj (www.cepuerj.uerj.br) ou na Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, bloco A, sala 1.006, Maracanã. Mais informações pelo e-mail cepuerj@uerj.br e telefone (21) 2334-0639. 




Até 5 de março

Curso de especialização no Instituto de Psiquiatria 

O Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ abre turma para o Curso de Especialização em Neurociência Aplicada nas áreas de aprendizagem, longevidade e reabilitação. As aulas acontecem às terças e quintas, das 18h30 às 22h30, no próprio instituto. O começo está previsto para o dia 9 de março.

Com duração de 18 meses, o curso oferece 50 vagas e tem como público-alvo os profissionais da área de saúde e educação. O programa das aulas abrange diversas áreas da educação e saúde que fazem interface com as neurociências, visando explicar os processos que ocorrem durante o envelhecimento, aprendizagem e  reabilitação.

As inscrições devem ser feitas na secretária do IPUB (campus da Praia Vermelha,  Avenida Venceslau Brás, 71) até o dia 5 de março. Mais informações pelo telefone (21) 3873-5528 e e-mail neurociencias@ufrj.br.




Até 5 de março

Doutorado na Alemanha

Está aberto até o dia 5 de março o período de inscrições à seleção de bolsistas para doutorado na Alemanha. As bolsas são oferecidas pelo programa conjunto do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutorado integral, doutorado-sanduíche e duplo doutorado são as modalidades das bolsas disponíveis, que abrangem todas as áreas de pesquisa.

Para os candidatos da área de Ciências Humanas é exigido o conhecimento do idioma alemão em nível intermediário. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, via formulário de propostas on-line do CNPq, na plataforma Carlos Chagas.

Os requisitos completos necessários para a inscrição podem ser verificados no site .

 




10 de março

Aula inaugural da Maternidade–Escola

A aula inaugural da III Turma do Curso de Especialização em Atenção Integral à  Saúde Materno-Infantil da MaternidadeEscola (ME) da UFRJ acontece no dia 10 de março. Madel Theresinha Luz, doutora em Ciências Políticas e professora do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ministra a conferência “Por uma ética do cuidado”. 

O evento ocorre às 10h no auditório Nobre da Maternidade-Escola, na Rua das Laranjeiras, 180, Laranjeiras.



Anteriores