Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 191
01 de outubro de 2009

Argumento

Vídeo esclarece o HPV para Jovens

Iniciativa do Programa de Oncobiologia visa combater o aumento da doença

Tássia Veríssimo

Recente pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou o aumento em 2,6% da incidência do Papiloma Vírus Humano (HPV) entre a população jovem do Rio de Janeiro. Tendo em vista tal resultado, o Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia – rede integrada pela UFRJ, UERJ, INCA e Fiocruz – fez uma pesquisa com estudantes do ensino fundamental, médio e superior para verificar o quanto os jovens conheciam o HPV. Após constatarem que 60% a 70% dos entrevistados desconheciam por completo a doença, o Núcleo de Divulgação produziu uma animação em vídeo que de maneira objetiva e lúdica informasse sobre o vírus.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estudos no mundo comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV) em algum momento de suas vidas. O HPV é o vírus mais transmitido por via sexual.

Segundo Claudia Jurberg, jornalista e coordenadora do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da UFRJ , na primeira parte do projeto foi realizada um pesquisa com 238 alunos que responderam as seguintes perguntas: o que é HPV, como se transmite e o que causa. O resultado obtido foi que entre 60 e 70 % dos alunos não sabiam nada sobre esse vírus. A partir desses resultados foi desenvolvido o projeto de um vídeo em stop motion, técnica de filmar com massinha, que levasse de forma divertida e simples as informações sobre o HPV.

Claudia explica que atingir o público jovem ouvinte e não ouvinte foi o grande objetivo do projeto. De acordo com a jornalista os jovens surdos tem ainda menos informações sobre o HPV do que os jovens ouvintes. Ela explica que exibições do vídeo para o público surdo e não surdo se mostraram bastante eficientes já que a mensagem foi absorvida por ambos com clareza, atingindo assim o objetivo do projeto.

O Vídeo “amor em tempos de HPV” foi desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação do Programa de Oncobiologia com recursos da FAPERJ, Fundação de Amparo à pesquisa do Rio de Janeiro,do CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e da Fundação do Câncer e foi realizado com o apoio do Núcleo de Animação da PUC, que ficou responsável pela produção do vídeo. Esse vídeo é o primeiro de três previstos. Os futuros projetos, que também terão como alvo o público jovem, abordarão o câncer de pulmão e de pele e sua relação com o fumo e com a exposição excessiva ao sol, respectivamente.

O vídeo “Amor em tempos de HPV” pode ser acessado peloo youtube através do endereço www.youtube.com ou no site www.bioqmed.ufrj.br, do instituto de Bioquímica Médica da Universidade do Rio de Janeiro.

Anteriores