Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 187
03 de setembro de 2009

Microscópio

XV Semana de Microbiologia

Geralda Alves

Alunos da graduação do curso de Ciências Biológicas da UFRJ promovem a Semana de Microbiologia. Em sua décima quinta edição, os organizadores esperam alcançar o mesmo êxito que a do ano passado, que recebeu 400 participantes. “Estamos esperando para este ano no mínimo 500 inscritos. Vamos oferecer cursos de Microbiologia Médica, Geral, Imunologia e Virologia para alunos e professores do ensino médio“, explica Agnes Figueiredo, diretora do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG).

Ela fala com entusiasmo da equipe organizadora do evento: “Nossos alunos organizam a Semana com uma capacidade surpreendente. Eles já vêm com a programação extremamente interessante, nós apenas damos um pequeno ajuste”.

Uma das conferências deste ano será sobre a Antártica, abordada pelo professor Alexandre Rosado, do Instituto de Microbiologia, que vai expor suas descobertas sobre a comunidade bacteriana daquele local. Para a sessão de abertura está sendo esperada a pesquisadora Vanessa Sperandio, da Universidade do Texas. Uma das primeiras pesquisadoras a descobrir a “sinalização entre reinos”, em que alguns homônios humanos podem funcionar como sinal químico para a bactéria, fazendo com que ele (o hormônio) modifique a patogênese da doença.

A Semana de Microbiologia engloba diferentes aspectos também na parte industrial, que vai tratar de temas como Microbiololgia Industrial, de Alimentos, Imunologia, Virologia, entre outros. Agnes diz que a Semana ajuda a integrar os estudantes da graduação com os da pós-graduação, diminuindo a evasão. “Os alunos participam, a partir do segundo período, de pesquisa em laboratório. Todos apresentam pôsteres na Semana de Microbiologia e muitos já publicaram até papéis em revistas especializadas.”

O curso, segundo a diretora, é diferenciado dos demais, seus alunos saem preparados para o mercado de trabalho. “Eles sabem lidar com atividade normal e sabem também resolver qualquer tipo de problema que lhes aparecer, mesmo na indústria”, fala Agnes, entusiasmada.

A Semana acontece no período de 21 a 25 de setembro e cumpre um calendário de palestras e minicursos, entre eles, Enzimas e suas Aplicações Industriais, Alimentos Funcionais e Bioinformática.

Inscrições e informações no site www.semanamicroeimuno.com.br.

Anteriores