Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 186
27 de agosto de 2009

Microscópio

Semana de bioquímica integra pesquisadores

Thiago Etchatz

“Muitas vezes a gente não sabe o que o nosso vizinho está fazendo, no que a pessoa ao nosso lado está trabalhando, e isso pode estar relacionado ao que fazemos. Usa-se uma técnica que precisamos usar, mas nunca soubemos, pois nunca paramos para escutar”, declara Daniel Reynaldo, aluno de doutorado do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ. Então, para divulgar o conhecimento, trocando informações entre alunos, professores e pesquisadores de diversas instituições, alunos de pós-graduação do IBqM criaram a Semana de Pós-graduação de Bioquímica Médica.

No próximo dia 14 tem início a terceira edição do evento, organizado por uma comissão de alunos dos cinco programas de pós-graduação do IBqM. Serão realizados minicursos, conferências, apresentações orais de trabalhos e também em pôsteres nas mais diversas áreas das biociências.

“A semana é uma iniciativa da qual alunos e professores sentiam falta. Ter um tempo para que todos pudessem discutir os trabalhos, tirar e dar ideias”, esclarece Nathália Alves, aluna de mestrado do IBqM e organizadora do evento.

De acordo com Daniel, membro da comissão organizadora, inicialmente, a semana era voltada para estudantes de pós-graduação da UFRJ. No entanto, ela cresceu e hoje conta com cerca de 240 inscritos.

“O objetivo maior era mostrar os trabalhos que acontecem aqui dentro para nós mesmos, mas temos grande adesão de alunos da graduação e de alunos de fora da UFRJ. Quase 50% das inscrições são de estudantes de outras instituições”, constata Daniel Reynaldo, membro da comissão organizadora.

Minicursos

Há grande procura pelos minicursos, ministrados também por professores de outros institutos ou mesmo de outros estados, que desenvolvem técnicas recorrentes à bioquímica. “São cursos que normalmente não são oferecidos nas pós-graduações. Eles lotam em uma, duas semanas de inscrições, principalmente os que têm atividades práticas. O apelo vem muito dos alunos. Os cursos são criados a partir do interesse deles”, afirma Daniel.

Apresentação de trabalhos e conferências

Qualquer participante da III Semana de Pós-graduação de Bioquímica Médica pode inscrever trabalhos para serem apresentados oralmente ou na sessão de pôsteres. Alunos de pós-graduação, professores e doutores do Instituto os avaliam e, ao final da semana, os melhores são premiados.

As conferências são voltadas para cada uma das áreas dos cinco programas de pós-graduação do Instituto: biologia molecular e biotecnologia; bioquímica e biofísica celular; biologia estrutural; glicobiologia; educação em biociências. “A ideia é ter um tema polêmico. Não é para apenas o professor falar e o aluno escutar. O intuito é que haja uma discussão saudável entre alunos e professores”, explica o aluno de doutorado. Nesta edição, a questão das células-tronco é um dos temas em debate.

“A semana é muito gratificante. Ficamos felizes em trazer para a UFRJ pessoas que fazem coisas diferentes do que fazemos e, principalmente, descobrir que ao nosso lado há alguém fazendo um trabalho parecido com o nosso. O mais importante é trazer melhorias para os alunos”, conclui Daniel.

O evento

A III Semana de Pós-graduação de Bioquímica Médica acontece entre os dias 14 e 18 de setembro, das 8h às 19h, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ. Pela manhã, ocorrem os minicursos nos laboratórios do IBqM. Já à tarde serão realizadas conferências no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do bloco K do CCS, além de apresentações orais de trabalhos e sessão de pôsteres.

As inscrições ainda podem ser feitas durante o evento, mesmo para os minicursos com vagas disponíveis. Confira a programação pelo site www.spgbioqmed.com. Outras informações através do e-mail semanapg@bioqmed.ufrj.br.

Anteriores