Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 182
30 de julho de 2009

Agenda

31 de julho

Sessão da Unidade Coronariana

A Sessão da Unidade Coronariana do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) debate, no dia 31 de julho, o tema “Estratificação de Risco não invasiva no IAM com SST (Teste Ergométrico)”. A apresentação será feita pelo acadêmico Alexandre Gomes de Azevedo e por Roberto Coury Pedrosa, professor do Serviço de Cardiologia do HUCFF.

O evento ocorre, das 11h30 às 13h, no Anfiteatro professor José Ananias, no 8º andar do HUCFF, na Cidade Universitária.



3 de agosto

Lançamento do livro 1808-2008: Faculdade de Medicina da UFRJ



Ainda em comemoração aos 200 anos da Faculdade de Medicina da UFRJ, a Editora Atheneu lança na segunda-feira, dia 3 de agosto, às 10h, o livro 1808-2008: Faculdade de Medicina da UFRJ – Transformações: Social, Política, Tecnológica e Evolução. Editada por Marleide Gomes, Silvia Vargas e Talita Franco, a obra transmite o paralelismo histórico entre os avanços da faculdade, da política brasileira, da medicina, da pesquisa do ensino médico e da sociedade.

O evento é aberto à comunidade acadêmica e acontece no anfiteatro Halley Pacheco de Oliveira, no 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Cidade Universitária.



4 de agosto

Aula inaugural da Escola de Enfermagem em Macaé


No dia 4 de agosto acontece a aula inaugural da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ do campus de Macaé. Das 9 às 12h, os calouros conferem a palestra de Maria Goretti Lopes, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN).

A temática da tarde é “A importância da integração na formação dos profissionais para o avanço da transdisciplinaridade”, abordada por convidados e diretores dos cursos de Macaé, das 14 às 17h. A programação ocorre no auditório do campus.



6 de agosto

Atividades do Dia Estadual de Combate à Tuberculose

O Dia Estadual de Combate à Tuberculose no Rio de Janeiro, 6 de agosto, será marcado por uma série de atividades organizadas pelos fóruns ONG TB-RJ e ONG AIDS e pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

Às 9h30, acontece uma audiência pública na ALERJ, no Plenário Barbosa Sobrinho, com a presença do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes. Às 14h, o evento continua com duas mesas técnicas no auditório Nelson Carneiro, voltadas para a discussão de pesquisa, diagnóstico e prevenção da tuberculose. Também são abordados projetos e ações em parceria com a sociedade civil. A ALERJ fica na rua Primeiro de Março, s/n°, Praça XV, Centro.



7 de agosto

Promoção do aleitamento materno

Em comemoração à Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) realiza no dia 7 de agosto o evento “A amamentação como ato de amor, de entrega, de saúde e de salvação: orientação, suporte e apoio ao aleitamento”.

O evento acontece, das 14h30 às 18h, na EACH, que fica na av. Arlindo Betio, 1000, Ermelindo Matarazzo, São Paulo.





7 de agosto

Simpósio “Agenda do futuro nas Ciências Biomédicas”


O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ promove no dia 7 de agosto, das 9h às 17h, o simpósio “Agenda do futuro nas Ciências Biomédicas”. Pesquisadores nacionais e internacionais discutem células-tronco e câncer, medicina personalizada, doenças neurodegenerativas, persistência da memória, física e biologia celular e fisiologia de autorreatividade.

O evento é aberto ao público e ocorre no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária.



10 a 14 de agosto

Curso “Tópicos em ética aplicada”


Entre os dias 10 e 14 de agosto, das 13h às 17h, o professor Julian Savulescu, diretor do Centre for Practical Ethics da Universidade de Oxford, ministra o curso “Tópicos em ética aplicada” no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ. O evento, que aborda a ética em atividades desempenhadas por profissionais da saúde, é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRJ e coordenado pela professora-doutora Maria Clara Dias.

Serão discutidos os seguintes tópicos: valorização humana, deficiência, venda de órgãos, investigação de células estaminais embrionárias e clonagem, seleção sexual e vício, dentre outros.

O evento ocorre na sala Celso Lemos, localizada no 3º andar do IFCS. O endereço é Largo de São Francisco de Paula, nº 1, Centro do Rio de Janeiro. As inscrições acontecem no próprio local, no dia 10 de agosto, a partir das 12h30. Mais informações pelo telefone 2224-6379 e pelo site http://www.ppgf.org.




11 de agosto

Escola de Enfermagem tem aula inaugural no Rio


No dia 11 de agosto, acontece a aula inaugural da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ, que conta com a conferência de Adson Roberto França dos Santos, assessor especial do ministro da Saúde José Gomes Temporão. A temática abordada é "Política de Saúde: realizações e desafios".

O evento, que tem início às 10h, acontece no auditório Luiz Hildebrando de Barros Horta Barbosa, no bloco A do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, localizado na Cidade Universitária.



Anteriores