Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 178
2 de julho de 2009

Argumento

Doutoranda em nutrição recebe convite para curso nos EUA

Igor Costa

Uma pesquisa para averiguar os efeitos da suplementação de ômega 3 na dieta de gestantes como maneira de prevenir a depressão pós-parto será desenvolvida pela aluna de doutorado Juliana Vaz, do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), que esteve em junho deste ano se preparando no Office of Dietary Supplements (ODS), órgão do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH).

– Nós vamos fazer dois grupos de comparação de gestantes, usando duas doses diferentes de ômega 3. Elas vão receber cápsulas a partir do segundo trimestre gestacional e, então, vamos acompanhar essas gestantes até o pós-parto – explicou Juliana.

O Office of Dietary Supplements, sediado em Maryland, convidou a aluna de doutorado para participar do curso sobre Pesquisa na Prática de Suplementação Dietética. Todo ano, a instituição chama estudantes de doutorado vindos de diversas partes do mundo para participar desse curso. Juliana ainda recebeu uma bolsa para ajudar a custear os gastos da viagem aos EUA.

Peritos do NIH e representantes de agências federais de regulamentação, como a Food and Drugs Administration (FDA), participaram das aulas, que abordaram aspectos importantes da pesquisa científica para validar os efeitos dos suplementos sobre a saúde. De acordo com a estudante, o curso expôs aspectos técnicos sobre como fazer o delineamento de pesquisa clínica com suplementos, tipos de estudos e como os suplementos são regulamentados.

Segundo Juliana, o curso foi também uma oportunidade de fazer contatos dentro da sua área de pesquisa. “Como o ODS é um escritório focado na suplementação alimentar, durante o curso, fiz contatos com diversos acadêmicos, inclusive com Joseph Hibbeln, pesquisador que trabalha com ômega 3, que entrará como colaborador no projeto. Para mim o curso valeu muito por isso, por ter feito contatos que poderão ajudar na minha pesquisa”, afirmou a pesquisadora.

Anteriores