Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 174
04 de junho de 2009

Saúde em Foco

Mais da metade das mortes anuais por câncer poderia ser evitada, diz relatório



Mudança de hábitos e medidas de prevenção podem ser cruciais. Colunista acompanha encontro de oncologia nos EUA.

Luis Fernando Correia, especial para o G1


Mais da metade das mortes por câncer poderia ser evitada a cada ano com mudanças nos hábitos de vida e medidas de prevenção e tratamento precoce. A conclusão é da American Cancer Society, que divulgou um estudo mostrando que 62% das mortes podem ser evitadas a cada ano.

Os diversos tipos de câncer tiram a vida de mais de 7 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Somente o câncer de pulmão mata, segundo a Organização Mundial da Saúde, 1,3 milhões de pessoas por ano. Esse número pode ser diminuído, e a prova disso é a constatação de que, após as campanhas educativas, aumento de taxas sobre o cigarro, leis controlando a propaganda e a diminuição do espaço para utilização do tabaco, o número de mortes relacionadas ao cigarro já diminuiu 25%.

O mesmo relatório aponta para o fato de que duzentas mil mortes a cada ano são devidas a casos de câncer associados à má nutrição, sedentarismo, obesidade e estilo de vida inadequado. O câncer de mama atingirá mais de 1 milhão de mulheres neste ano, no mundo todo. No Brasil serão 50 mil casos novos neste ano. Se o mesmo câncer de mama for diagnosticado precocemente, pode ser tratado e curado. Seguindo esse raciocínio, o cálculo dos pesquisadores passa a fazer sentido.

Avanço

A medicina tem avançado no estabelecimento de diretrizes de diagnóstico precoce e tratamento eficiente de vários tipos de tumores, como os de intestino e próstata, que são grandes matadores na sociedade moderna. O que precisamos é aplicar essas diretrizes de forma eficiente.

As campanhas governamentais têm um papel importante nesse esforço de prevenção e educação da população, porém as mudanças de comportamento e de hábitos de vida são fundamentais e dependem de esforço pessoal.

A partir desta sexta (29) vamos trazer informações direto do congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, que acaba de começar em Orlando.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.

Link original: Clique aqui

Anteriores