Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 172
21 de maio de 2009

Agenda

22 de maio

Programa de Pesquisa de Manejo de Risco

O Programa de Pesquisa de Manejo de Risco promove duas palestras com o intuito de debater políticas de redução de risco ao homem e ambiente decorrentes da manipulação de material químico e biológico.

Às 14h acontece a palestra “Pronabens – Ferramenta institucional para o cumprimento de regimes internacionais de não-proliferação de Armas de Destruição em Massa – Área Biológica”, ministrada pela doutora Roselane Barroso Bernardes, coordenadora da área biológica da Coordenação Geral de Bens Sensíveis do Ministério da Ciência e Tecnologia (CGBE/MCT), e pela Oficial de Inteligência Valéria Siqueira Knorr, responsável pelo programa na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Às 14h40 ocorre a palestra “A experiência de Biossegurança no Centro de Ciências da Saúde – UFRJ”, ministrada pelo professor Tomaz Langenbach, do Instituto de Microbiologia/Fórum de Ciência e Cultura.

O evento é aberto ao público e acontece na próxima sexta-feira, 22 de maio, no 2º andar do Fórum de Ciência e Cultura, avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha.



25 de maio

Atividades em torno do Dia Mundial do Tabaco

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. O tema da campanha deste ano contra o tabaco é “Advertências nos maços de cigarros”. Em torno da questão, um conjunto de atividades será promovido pelo Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT), junto com outros órgãos da UFRJ, a Prefeitura de Maricá e a Escola Municipal Tenente Antônio João.

Programação

A Exposição sobre Tabagismo Passivo acontece, de 25 a 29 de maio, no pátio principal da Escola Municipal Tenente Antônio João . O evento conta com uma mostra de trabalhos dos alunos: desenhos, redações, poesias, adaptação de canções e maquetes.

No dia 27 de maio ocorre a “Conscientização sobre os riscos de fumar”, das 7h30 às 10h, também no pátio principal da Escola Municipal Tenente Antônio João. Entre as atividades estão a avaliação do grau de dependência à nicotina e a entrega de panfleto sobre prevenção e tratamento do tabagismo.

A apresentação do documentário Tobacco Conspiracy: os bastidores da indústria da morte, seguida de debate, ocorre no dia 25 de maio, às 10h30, no Centro de Tecnologia da UFRJ, auditório G-122, e também no prédio da Reitoria, às 10h, dia 27 de maio. O filme ainda será exibido na Casa Digital de Maricá, no dia 30 de maio, seguido de outras atividades.

No dia 25 de maio, às 8h, na entrada do ambulatório no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da UFRJ, acontecem algumas atividades como teste do grau de dependência e distribuição de material sobre fumo passivo doado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).

O simpósio “Como abordar e diagnosticar tabagistas com transtornos mentais – da evidência à prática clínica” será no dia 29 de maio, das 8h30 às 19h, no auditório do CREMERJ. O endereço é Praia de Botafogo, 228. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.abead.com.br/eventos/simposio_nacional_tabagismo/.




27 de maio

Hipnose natural

Acontece no próximo dia 27 de maio a palestra “Os Benefícios da Hipnose Natural na Área da Saúde”, ministrada por Teresa Robles, professora no México. O evento ocorre, das 17h às 21h, no Fórum de Ciência e Cultural da UFRJ, em parceria com o Instituto Milton H. Erickson de Petrópolis, filiado a The Milton H. Erickson Foundation, Inc Phoenix, dos Estados Unidos.

Informações e reservas podem ser feitas pelos telefones (21) 3757-3302 e (24) 2236-1500. Ou ainda pelo e-mail contato@mherickson-petropolis.com.br. Será conferido certificado aos participantes que confirmarem presença.

O Fórum de Ciência e Cultura fica na av. Pasteur, 250, 2º andar, Urca, Rio de Janeiro. A palestra acontece no salão Moniz de Aragão.




27 de maio

500ª Reunião Científica da SBACV-RJ


A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ) promove a 500ª Reunião Científica na quarta-feira, 27 de maio, às 19h. A próxima edição do evento, que acontece desde 1953, aborda o “Tratamento endovascular e cirúrgico de má-formação do MID” e “Utilização das próteses ramificadas nos aneurismas aortoilíacos – O que aprendemos após 50 casos”.

A reunião ocorre no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, na rua Visconde Silva, 52, Botafogo. A presença deve ser confirmada através do telefone (21)2240-4880 ou pelo e-mail secretaria@sbacvrj.com.br. Para maiores informações acesse o site: http://sbacvrj.com.br/informangio/2009/RJ/Informangio-RJ136-comp.htm.



27 de maio

Sessão Clínico-Cirúrgica de Oncologia Torácica

Será na quarta-feira, 27 de maio, das 19h30 às 21h, a Sessão Clínico-Cirúrgica de Oncologia Torácica da PUC-Rio. O evento, promovido pela Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, discute casos clínicos e é aberto a profissionais da área médica. A doutora Ana Paula Santos, do Hospital São Vicente de Paulo, ministra a palestra “Síndrome de veia cava superior em paciente tabagista” e o doutor Rui Haddad, professor da UFRJ e PUC-Rio, a palestra “Nódulo pulmonar”.

O evento ocorre no auditório do Hospital Samaritano, rua Assunção, 286, Botafogo. Maiores informações pelos telefones: (21) 9243-1818 e (21) 9343-4465.





28 de maio

Odontologia para pacientes com Alzheimer

No dia 28 de maio, a Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares do Estado de São Paulo (ABRAZ – SP) oferece gratuitamente uma palestra sobre Cuidados Odontológicos em Pacientes com a Doença de Alzheimer e Demências Similares. Durante o evento, o cirurgião-dentista Mário Sérgio de Souza esclarecerá dúvidas sobre a prevenção de doenças bucais e como será realizado o atendimento domiciliar a pacientes que já estão em estágios avançados da doença. Não há necessidade de inscrição prévia.

O evento acontece às 19h30 na Igreja Dom Bosco, rua Cerro Corá, 2.101 – esquina com a rua Pio XI, Alto de Pinheiros, SP.


Até 30 de maio

Exposição do Dia do Assistente Social

O Centro Cultural realiza exposição para comemorar o Dia do Assistente Social, 15 de maio. O evento, que apresenta pôsteres e fotografias, é aberto ao público e acontece até o dia 30 na portaria principal do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Cidade Universitária.


Anteriores