Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 171
14 de maio de 2009

Por uma boa causa

Para combater o estresse: corpo e mente condicionados

Thiago Etchatz

Para dar sequência à série do mês de maio, cujo tema é o estresse, o Por uma boa causa aborda maneiras de combater o famoso mal do século XXI. Nesta edição abordaremos a Ioga, antiga filosofia de vida que se originou há mais de 5.000 anos na Índia.

Disseminada pelos cinco continentes, essa filosofia holística é um método bastante atual para condicionar, simultaneamente, o corpo e a mente. A própria palavra “yoga” significa, em sânscrito, língua indiana, união. No caso, a integração entre o espírito humano com deuses hindus ou o grande “espírito universal”, por meio de posturas físicas.

Coaracy Nunes Neto, professor de Ioga – teve como mestre o consagrado professor Hermógenes e se aperfeiçoou, após 11 anos de prática, nas maiores academias de Nova Iorque –, que ministra aulas gratuitas no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), explica o crescimento do número de praticantes:

– Inicialmente, as pessoas procuram alguma atividade física pela necessidade de fazer exercício. No entanto, com o tempo, muitos não aguentam o padrão tradicional dos exercícios das academias e vão atrás de uma maneira mais sofisticada para trabalhar o corpo, querem algo a mais, que não se limite ao corpo, que trabalhe também a respiração, por exemplo. – O professor ainda constata tal crescimento ao revelar que sua academia em Ipanema começou com apenas seis alunos e hoje possui mais de 1.100 matriculados, reflexo de uma sociedade na qual cada vez mais as pessoas buscam alternativas para a melhoria do estilo de vida.

Benefícios físicos e mentais

Para prevenir o estresse excessivo, é fundamental a integração entre corpo e mente. Desta forma, a Ioga propicia profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental, percepção interior e clareza de pensamentos combinados ao fortalecimento do corpo físico, com destaque para o desenvolvimento da flexibilidade. O homem fica condicionado a reagir de acordo com seus sentimentos e enfrentar as dificuldades cotidianas.

Outros benefícios que acompanham o praticante pelo resto de sua vida estão diretamente relacionados à capacidade física, importante fator para prevenção do estresse. São eles: o desenvolvimento e alongamento da musculatura (que devolve agilidade ao corpo), a ampliação da capacidade pulmonar e do sistema cardiovascular, diretamente relacionados à resistência física, além do aperfeiçoamento da postura, equilíbrio e consciência corporal.

As diferentes modalidades de Ioga

Há diversas modalidades de Ioga, cada uma enfoca diferentes aspectos. As técnicas mais praticadas são: Ásanas, Pránáyáma, Meditação e Yoganidra. A primeira se baseia em exercícios que respeitam o alinhamento das cadeias musculares e desbloqueiam áreas tensas, facilitando o fluxo de energia vital e prevenindo doenças psicossomáticas.

A Pránáyáma consiste em exercícios que reeducam a respiração, facilitando a absorção de oxigênio e melhorando a distribuição da energia corporal. Visa atuar no estado emocional dos praticantes, no equilíbrio interior. A técnica mais conhecida é a Meditação, na qual os praticantes entram em estado de extrema concentração, geralmente sentados, e observam a si próprios, numa profunda busca pelo autoconhecimento. Nessa reflexão são destacados diversos aspectos, entre eles a maneira de lidar com os desafios da vida, como o praticante enxerga o mundo a sua volta, seus sentimentos e quais as suas aspirações.

A Yoganidra é extremamente indicada para o combate ao estresse. Seus efeitos costumam ser percebidos dias após a prática. Através do relaxamento, aprende-se a descontrair, conscientemente, cada músculo e parte do corpo. Em seguida, os praticantes imaginam estar envolvidos por certa coloração ou passeiam mentalmente por lugares paradisíacos, de modo a perceber como viver com serenidade, fugindo da rotina de estresse.

Na Ioga não há qualquer competitividade ou distinção entre os praticantes. Ao final das aulas todos são saudados com o cumprimento em sânscrito namastê, cujo significado é “a minha essência saúda a sua essência”. Assim, é criado um vínculo entre os praticantes de modo que eles percebam que compartilham da mesma energia.

O professor Coaracy ainda esclarece duas dúvidas comuns relacionadas à Ioga: “O meu trabalho não tem nada a ver com religião. E não há qualquer relação com a Educação Física. É trabalhada não só a parte física, mas também a emocional, a concentração e respiração.”

Ioga na UFRJ

O professor Coaracy Nunes Neto ministra aulas abertas ao público às segundas-feiras das 11h às 12h, na sala de humanização do 9º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Cidade Universitária. Segundo o professor, “trabalhamos com a limitação de cada um, não há nada como pôr o pé atrás da cabeça”. A Ioga é recomendada para pessoas de todas as idades.

Anteriores