Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 170
07 de maio de 2009

Por uma boa causa

Estresse, uma reação natural que deve ser controlada

Thiago Etchatz

Diagnosticado como conhecemos hoje a partir de estudos do médico austríaco Hans Selye na década de 1930, o estresse é uma reação natural do organismo. Porém, com o atual estilo de vida, no qual o homem é submetido a inúmeras demandas – como a extrema competitividade e o excesso de informações –, o estresse se tornou um problema crônico da sociedade contemporânea. A série Por uma boa causa de maio busca esclarecer alguns aspectos deste que é considerado o mal do século XXI.

Inerente à natureza humana, o estresse é uma reação do organismo quando este se depara com alguma situação de tensão, provocando sintomas físicos e psicológicos. Desta forma, ocorrem reações psicofisiológicas que alteram o seu estado de modo a prepará-lo para enfrentar os estressores, seus desafios cotidianos.

Essas mudanças sofridas pelo corpo humano no processo de estresse são divididas em quatro fases: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão. Segundo Lucia Novaes, professora-adjunta do Instituto de Psicologia da UFRJ e presidente da Associação Brasileira de Stress, “dependendo da fase os sintomas vão mudando ou se acentuando”.

– A fase do alerta, a primeira, é uma fase produtiva, chamada “eustress”. É uma fase na qual a pessoa se depara com o estímulo, interpretado por ela como estressor, e o organismo se prepara para enfrentá-lo. Nesse momento, pode ocorrer taquicardia, diarreia passageira, picos de hipertensão, hiperatividade, hiperventilação, dentre outros. Com essas alterações a pessoa fica mais preparada para lutar ou fugir do estressor. Após essa fase, a pessoa pode voltar ao seu equilíbrio – declarou Novaes.

Durante o processo, caso a pessoa não se reequilibre, o estresse se acentua, transitando do alerta até a exaustão. Ao ultrapassar a primeira fase, já se constata um quadro de desgaste que pode vir acompanhado de demais complicações.

– Na fase de resistência a pessoa experimenta cansaço, dificuldade com a memória, diminuição da libido e irritabilidade. Na terceira fase, chamada de quase-exaustão, o organismo fica mais debilitado, os sintomas da segunda fase se acentuam e a pessoa pode começar a apresentar doenças para as quais seja predisposta. Na quarta fase, exaustão, o desgaste é muito grande. A pessoa pode ficar deprimida, ter doenças físicas como hipertensão, gastrite e úlcera. Tem grande mau humor, irritabilidade, angústia e ansiedade diariamente, dentre outros – esclareceu a professora.

O estresse infantil

Hoje, é comum observar que o estresse também atinge as crianças e, possivelmente, cada vez mais cedo. No entanto, há dificuldade para tal constatação, pois o estresse infantil só foi valorizado recentemente. Segundo Lucia Novaes, “a criança estressada era vista como ‘birrenta’, preguiçosa, recebendo rótulos extremamente prejudiciais e que só agravavam o problema. Acredita-se que desde a infância a pessoa já esteja sobrecarregada com excesso de demandas que podem contribuir para o estresse excessivo”.

Causas e prevenção

Fontes externas e internas influenciam no processo de estresse. A personalidade pode contribuir para o seu fomento. Fatores como o excesso de demandas, perdas afetivas e materiais, ambiente familiar conturbado são, geralmente, os principais motivos que dão início ao quadro avançado de estresse.

– Muitas vezes a pessoa sozinha consegue se recuperar do estresse excessivo, pois pode possuir estratégias para lidar com ele. No entanto, algumas pessoas não têm estratégias positivas para o combate ao estresse. Utilizam estratégias negativas, tais como o cigarro, a bebida alcoólica e outras drogas. Hábitos que só pioram o quadro. Quando a pessoa não consegue sozinha sair de um quadro de estresse excessivo, precisa buscar ajuda psicológica especializada e, às vezes, médica (quando já há doenças estabelecidas) – alertou Lucia Novaes.

Portanto, para controlar o nível de estresse deve-se atentar para o estilo de vida, alimentação balanceada e horas de sono. A prática regular de atividade física é indicada como ótimo fator de prevenção. A professora Lucia Novaes ainda indica outros métodos:

– Utilizar técnicas de relaxamento e respiração profunda de forma regular e, principalmente, observar suas características de personalidade e de que modo elas estão contribuindo na produção do estresse. Buscar olhar o lado positivo dos eventos e prestar atenção se está “catastrofizando” frente a eventos futuros. Separar a vida profissional da pessoal, reconhecendo seus limites. Não deixar de lado áreas importantes da sua vida, como a social, cultural, afetiva e a saúde.

Anteriores