Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 170
07 de maio de 2009

Notícias da Semana

Hospital Universitário na Semana Carioca de Alergia

Beatriz da Cruz

No mês de maio comemoram-se, nos dias 5 e 7 respectivamente, o Dia Mundial de Combate à Asma e o Dia Nacional de Prevenção de Doenças Alérgicas. Por isso, na semana de 3 a 9 de maio a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia – Rio de Janeiro (ASBAI- RJ) promove a Semana Carioca de Alergia. Participando das celebrações, o Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), em parceria com a ASBAI, realizou na última terça-feira (05/05), uma série de palestras sobre alergias cutâneas e respiratórias.

Com atividades de caráter interativo, os profissionais do serviço e os acadêmicos da universidade procuraram informar e tirar dúvidas dos pacientes a respeito das características e mecanismos das principais doenças alérgicas. De causas a tratamentos, a equipe abordou diversos aspectos das patologias e ainda maneiras de preveni-las e amenizar seus sintomas. O evento ocorreu no Ambulatório de Imunologia e contou com a participação de áreas diversas como a enfermagem e a fisioterapia.

Segundo Solange Valle, vice-chefe do Serviço de Imunologia, a semana já acontece há muitos anos levando informação ao público leigo em lugares, como a praia de Copacabana. “O objetivo é informar à população acerca das principais doenças alérgicas, como preveni-las e os tipos de tratamentos existentes”, afirma Solange. A professora Gisele Viana, chefe do Serviço de Imunologia, completa a ideia da colega ressaltando que dentro do hospital é também muito importante tirar as dúvidas dos pacientes. As professoras afirmam que o público gosta muito da iniciativa e que a resposta tem sido muito boa.

Dando início às apresentações, o tema “sinusite” foi abordado por acadêmicas do curso de enfermagem, que explicaram suas causas e desenvolvimento. Segundo elas, a sinusite pode ser causada de diversas maneiras: por infecção viral, por inflamação através de alergia ou por poluentes.

— Nós temos cavidades na face, em volta dos olhos e do nariz, que possuem mucosas com glândulas produtoras de um muco que em excesso pode se acumular na face. Quando respiramos não inalamos apenas ar, pois este não é completamente limpo e contém partículas poluentes como fumaça, sujeira e ácaros. Os cílios existentes nessas cavidades retêm essas poeiras, formando assim uma secreção na mucosa onde fungos e bactérias podem se multiplicar. O acúmulo dessa secreção provoca inflamação, causa dor na face e na cabeça, tosse, coriza, sensação de cansaço e em alguns casos febre — explicam as alunas.

Elas alertam que a secreção, ao escorrer, pode ter características de coriza, sendo branca, ou amarelada/esverdeada, no caso de algum tipo de infecção. Apesar de classificarem a prevenção como complicada, devido ao caráter público do ambiente em que vivemos, elas recomendam que se evitem ar-condicionado, ambientes muito fechados e o fumo. Para aliviar os sintomas a recomendação é fazer uso de solução fisiológica para limpar o nariz e de vaporização para facilitar a eliminação das secreções. Concluindo a palestra, as alunas fizeram um alerta lembrando a importância da ingestão de líquidos, principalmente no inverno, quando não sentimos tanta sede. Além disso, alertaram que o não-tratamento da rinite e de outras alergias pode evoluir para a sinusite.

O evento prosseguiu com uma apresentação da fisioterapeuta Luciana Elena, sobre fisioterapia respiratória. Ela explicou que as inflamações da via aérea causadas pela alergia levam a edemas, que provocam um aumento do esforço por parte da musculatura da região. “Esses fatores, inflamação e secreção, fazem com que haja uma diminuição do calibre da via aérea. Isso prejudica a passagem de ar e causa a falta de ar”, explica Luciana.

De acordo com ela, o papel da fisioterapia é dividido em duas ações. A primeira são os exercícios respiratórios, que mantêm a boa capacidade de expansão do pulmão para que o paciente tenha um trabalho respiratório correto e também a boa ventilação do órgão. A segunda ação é através do condicionamento físico, que melhora a entrada de oxigênio do organismo, a musculatura respiratória e contribui para normalizar a frequência cardíaca. Luciana conclui afirmando que esses fatores diminuiriam o cansaço do paciente ao realizar esforço físico e reduziriam a falta de ar.

Anteriores