Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 165
26 de março de 2009

Agenda

Inscrições abertas – Centenário da Doença de Chagas

Estão abertas as inscrições para o Simpósio Internacional do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas 1909-2009.  O evento, que acontece de 8 a 10 de julho no hotel Sofitel, conta com palestras, conferências e mesas-redondas de convidados de diversos países.

O simpósio, realizado pela FioCruz, é destinado a estudantes, professores e pesquisadores e tem o objetivo de discutir os recentes avanços da Doença de Chagas e comemorar a importância histórica do seu descobrimento.

Mais informações através do site http://www.chagas100.icict.fiocruz.br/simposio.php.


16 de março

Extensão em Tratamento da Dor Crônica e Aguda

Estão abertas as inscrições para o curso de Extensão em Tratamento da Dor Crônica e Aguda, organizado pela Clínica de Dor e Cuidados Paliativos HUCFF/UFRJ. O curso, semipresencial, tem duração de um ano, com aulas ministradas nos primeiros sábados de cada mês por professores da UFRJ e convidados.

As vagas são limitadas. Mais informações no site www.hucff.ufrj.br ou através dos telefones 2562-2613/2562-2723.


27 de março

Escolha um ritmo e dance à vontade

O grupo Comunidança, um projeto de Extensão do departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ, oferece, a cada período letivo, aulas gratuitas de dança para pessoas da universidade e da comunidade em geral. Os interessados em participar podem se inscrever até sexta-feira, dia 27 de março, das 10 às 16 horas, no Centro Acadêmico da EEFD, na Cidade Universitária.

As aulas de forró, zouk e tango acontecem sempre às terças e quintas-feiras; já as aulas de samba são nas segundas e quartas-feiras. O horário para ambos os grupos é das 12h às 13h, na própria sede da EEFD.


27 de março

Seminário Álcool e Drogas

Com o objetivo de informar acerca do uso e abuso de álcool e outras drogas no âmbito da saúde pública, o Departamento de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) realiza, no dia 27 de março, o “Seminário de Problemas Relacionados ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas”. O evento ocorre de 9h às 17, no auditório Rodolpho Paulo Rocco e conta com palestras, conferências e painéis.

O seminário conta com a participação do Dr. Erikson Furtado, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, e ainda com a conferência “Álcool na perspectiva da Saúde Pública: novo paradigma”, ministrada pelo professor Dr. José Mauro Brás de Lima. O evento é destinado a professores e estudantes da área de saúde e afins.

O auditório Rodolpho Paulo Rocco fica no bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS) – Cidade Universitária.


30 de março

Palestra do Programa de Pós-graduação em Ecologia

O professor Carlos Duarte, atual presidente da Sociedade Americana de Limnologia e Oceanografia, vem à UFRJ apresentar a palestra intitulada “La significación del metabolismo de ecosistemas acuáticos”, que será ministrada em espanhol, com perguntas em português.

O evento acontece no dia 30 de março no Salão Azul do Instituto de Biologia UFRJ, a partir das 10h.


3 de abril

Homenagem a Jorge Almeida

O Instituto de Bioquímica Médica, o Instituto de Ciências Biomédicas e a Fundação Conrado Wessel comemoram os 70 anos do Professor Emérito Jorge Almeida Guimarães, diretor da CAPES. O evento acontece dia 3 de abril, às 9h, no auditório Hélio Fraga, no Centro de Ciências da Saúde.

A homenagem será dedicada às contribuições do professor à ciência brasileira. Na programação, congregação solene do ICB e IBqM, palestras e o lançamento do vídeo “De campos aos Campi: Jorge Almeida Guimarães – 50 anos de dedicação à Ciência Brasileira”.

O auditório fica no prédio do CCS, bloco K, 2° andar – Cidade Universitária.

Anteriores