Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 160
12 de fevereiro de 2009

Por uma boa causa

Cuidados no preparo podem garantir alimentos mais nutritivos



Marcello Henrique Corrêa

Hora de preparar o almoço: enquanto a dona-de-casa se ocupa dos outros afazeres, o calor do fogão faz a sua parte e cozinha o legume, garantindo que esteja quentinho à mesa dali a alguns minutos. O que poucos param para perceber nessa típica cena é a infinidade de processos que ocorrem dentro da água em ebulição sobre o fogo; dependendo de alguns detalhes, nutrientes importantes podem estar sendo preservados ou destruídos.

É esse o tema da primeira das duas reportagens da série Por uma boa causa, que, em fevereiro, traz a opinião de especialistas em nutrição sobre como manter nos alimentos as vitaminas e outros compostos fundamentais para o bom funcionamento do corpo. De acordo com nutricionistas, saber prepará-los da maneira mais adequada é um ponto importante para garantir que o organismo esteja recebendo tudo aquilo de que ele precisa.

De acordo com a nutricionista Ana Luisa Faller, doutoranda pela UFRJ, as regras de como cozinhar melhor variam de alimento para alimento. “Dependendo do que se quer ganhar no alimento e das diferentes formas com que se pode coccionar (fritar, assar, grelhar), podemos ter efeitos positivos ou negativos”, explica, citando o exemplo do feijão. A prática comum de deixar os grãos de molho antes de cozinhá-los é acertada, de acordo com Ana Luisa. “Esse procedimento é responsável por retirar alguns fatores considerados antinutricionais, ou seja, aqueles que impedem a absorção de alguns minerais”, detalha.

Crus podem ser mais saudáveis

Contudo, a especialista afirma que essa é uma exceção, relacionada ao feijão e a outras leguminosas: a tendência é de que nutrientes se degradem no contato extensivo com o calor. “Grosso modo, é recomendável comer cru aquilo que for possível e já de costume, como frutas e hortaliças”, orienta Ana. Segundo ela, isso é ideal em virtude da preservação do conteúdo de fibras desses alimentos, benéficas ao organismo.

Ana Luisa acrescenta ainda que, além do calor, a água usada ao cozinhar vegetais, por exemplo, pode também ser prejudicial para a manutenção dos compostos no alimento. “Algumas vitaminas, como as do complexo B e a vitamina C, são solúveis em água. No caso dessas substâncias, se cozinharmos com uma quantidade muito grande de água, elas irão se desprender do alimento e se perder”, explica. “Para as pessoas que realmente não comem vegetais crus, o ideal é cozinhar por pouco tempo e com pouca água. No caso de cozinhar com água, uma boa dica é reutilizá-la em sopas, por exemplo”, complementa a nutricionista.

Há alternativas, como o crudivorismo (ou crudivismo), que optam pela ausência total de alimentos cozidos na dieta. A intenção é preservar ao máximo os nutrientes nos alimentos. Para Ana Luisa, é preciso ter cuidado com dietas desse tipo. “Tudo que é muito radical costuma ser um pouco complicado”, comenta. De acordo com ela, certos vegetais, quando ingeridos sempre crus, podem acabar prejudicando. “Os vegetais verde-escuros, por exemplo, contêm ácido fítico (ou fitato), que, quando o alimento não é cozido, é mantido em uma quantidade muito alta, que impede a absorção de ferro, cálcio e outros nutrientes. Portanto, o ideal é ter um equilíbrio”, explica.

É preciso se informar

Não é raro que máximas do senso comum sejam desmistificadas; portanto, é preciso estar sempre informado. Uma pesquisa, objeto da tese de doutorado de Ana Luisa, concluiu que, ao contrário do que se imaginava, a cocção a vapor não é a mais saudável. “O pior método para manter nos alimentos compostos bioativos chamados polifenóis foi exatamente a cocção a vapor, que é um método normalmente considerado o melhor pelo senso comum”, relata a doutoranda.

Ana Luisa lembra que é possível conseguir informações mais detalhadas sobre as formas de preparo com um nutricionista. “Já existem diversos nutricionistas que, além da orientação sobre o que comer, também orientam muito bem como preparar, o que faz a diferença. São coisas simples, que todos podem fazer em casa sem atrapalhar a rotina, que podem enriquecer muito a alimentação”, conclui.

Anteriores