Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 155
04 de dezembro de 2008

Saúde em Foco

Estudo revela que humanos podem ser capazes de sentir o 'cheiro do medo'

 

Estados Unidos - Um estudo realizado pela Stony Brook University, nos Estados Unidos, leva a crer que seres humanos são capazes de reconhecer o "cheiro do medo".

Segundo a BBC Brasil, o resultado foi divulgado esta semana pela revista New Scientist. Na pesquisa, foi solicitado a 40 voluntários, que saltariam de um avião em queda livre, para colocar um absorvente em suas axilas. O objetivo era coletar o suor durante a queda.

As amostras de suor foram colocadas em nebulizadores junto a outras, de voluntários "neutros". Foi pedido a outro grupo de voluntários para cheirar essas amostras,e ao mesmo tempo seus cérebros foram monitorados por  um exame de ressonância magnética.

A autora do estudo, Lilianne Mujica-Parodi,disse que as partes do cérebro relacionadas ao medo, a amígdala e o hipotálamo, demonstraram  maior atividade no momento em que os voluntários sentiram o cheiro de suor do grupo que havia saltado.A intenção da pesquisa não foi revelada, para não influenciá-los.

Não ficou explícito se os voluntários que sentiram o cheiro  sentiram medo realmente, mas para a pesquisadora, o fato de o "circuito do medo" no cérebro ter respondido ao estímulo indica que pode haver um componente biológico oculto na dinâmica social humana, no qual o estresse emocional é "contagioso".

 

ODIA Online, 04 de dezembro, Editoria Ciência & Saúde

Link original: Clique aqui

Anteriores