Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 152
13 de novembro de 2008

Notícias da Semana

Conafísio: um marco para o curso de Fisioterapia

Cília Monteiro

A abertura oficial do I Congresso Nacional de Fisioterapia da UFRJ (Conafísio) aconteceu na última sexta-feira (7/11), no Auditório Rodolpho Paulo Rocco. O evento teve como tema “30 anos de Fisioterapia na UFRJ” com o objetivo de destacar a atuação do curso, um dos mais recentes entre os agregados à Faculdade de Medicina.

De acordo com Ana Paula Fontana, professora adjunta do curso de Fisioterapia, este é um ano de muitas comemorações: além dos 30 anos de atuação do fisioterapeuta no ambiente acadêmico da UFRJ, os 200 anos da Faculdade de Medicina não foram esquecidos em seu discurso. “Durante estas três décadas, a Fisioterapia cresceu e se expandiu de forma expressiva em diversos setores da universidade. O evento promove a união do corpo docente, discente e técnico-administrativo da faculdade”, observou a professora.

Cícero Luiz de Andrade, coordenador do Curso de Fisioterapia, ressaltou a importância do ensino, pesquisa e extensão em âmbito nacional na área, enquanto Ana Borralho, diretora do curso, lembrou que em 2008 também são comemorados os dez anos de formatura da primeira turma.

Antônio Ledo, diretor da Faculdade de Medicina, homenageou Almir Valladares, decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e Ana Borralho: “Sinto-me honrado em estar entre o decano e a professora Ana. Sem a dedicação deles não estaríamos aqui”, declarou. Almir Valladares falou da importância do evento na comemoração dos 200 anos do ensino de Medicina na UFRJ: “O curso de Fisioterapia é um fruto da Faculdade de Medicina. Esta comemoração é uma vitória para a universidade. Desejo mais 200 anos de uma história de sucesso como a nossa”, concluiu.

Presentes à mesa estavam Almir Fraga Valladares, decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Antônio Ledo, diretor da Faculdade de Medicina. Do curso de Fisioterapia, participaram a diretora Ana Borralho, o coordenador Cícero Luiz de Andrade, a vice-coordenadora Regina Célia Ferreira Rosa e a professora adjunta Ana Paula Fontana. Completaram a mesa Diego Torres, chefe do Serviço de Fisioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Denise Lima, diretora secretária do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), e Vinícius Martins, aluno do curso.


Encontro de pacientes do hospital do Fundão

Beatriz da Cruz

O VII Encontro de Pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) com o tema “Cidadania e responsabilidade social” aconteceu entre os dias 10 e 12 de novembro. O objetivo foi promover a união entre profissionais de saúde e pacientes. Na abertura do evento, o professor Alexandre Pinto Cardoso, diretor do HUCFF, ressaltou a importância do esforço feito para manter a estrutura do hospital.

Helena Marins, coordenadora do Programa de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (PADI), apresentou no primeiro dia a palestra “O funcionamento do PADI”. Ela listou como um dos objetivos do programa o desenvolvimento da assistência aos pacientes em ambiente familiar. A palestrante considerou positiva a inversão do movimento em que o médico vai à procura do paciente.

O VII Encontro de Pacientes do HUCFF também promoveu as mesas-redondas “Melhorando a qualidade da assistência através dos grupos” e “A paz começa com você”, dentre outras.

Anteriores