Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 151
06 de novembro de 2008

Agenda

12 de novembro

Seminário Nacional da Saúde

Com o apoio de especialistas, estudiosos e empresários que atuam nas áreas de Saúde, da Previdência e da Assistência Social, acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro, o V Seminário Nacional da Saúde.

O evento discutirá temas de grande abrangência nas vertentes de políticas públicas e privadas, visando a compreensão da realidade contemporânea. Ocorrerá no auditório do 5º andar da Fundação Getúlio Vargas, localizada na Praia de Botafogo, 190.  As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo site: http://www.fgv.br/seminarios.


13 de novembro

Festa encerra os 200 anos de Medicina

Inserida no calendário de atividades relativas à comemoração dos 200 anos da Faculdade de Medicina, ocorre a festa de adesão da Instituição. O evento acontece no dia 13, às 21h, no restaurante Real Astória, localizado na avenida Repórter Nestor Moreira, 11- Praia de Botafogo.

Os interessados em participar devem entrar em contato através do telefone: (21) 2562-6658.


12 e 13 de novembro

II Simpósio Internacional de Alimentação e Cultura

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia recebe, na próxima semana, o II Simpósio Internacional de Alimentação e Cultura. O evento, realizado pela Rede Interinstitucional de Alimentação e Cultura (Rede A&C), ocorre com o objetivo de promover a reflexão sobre o tema proposto, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

A criação da Rede ocorreu em 2007, marcada pela promoção da primeira edição do Simpósio. O grupo surgiu a partir de uma parceria entre Fundação Oswaldo Cruz, UFRJ, UERJ, UFBA e UFRGS. Desde então, conta também com a colaboração internacional de pesquisadores da Universidade de Barcelona, na Espanha, e da Universidade Autônoma Metropolitana do México.

O encontro, que reúne nutricionistas, antropólogos, sociólogos e historiadores, ocorre nos dias 12 e 13 de novembro, na Faculdade de Medicina da Bahia. Para saber mais sobre o evento e sobre a Rede A&C, acesse: www.ensp.fiocruz.br/redeac.


15 de novembro

Congresso Endometriose in Rio 2008

No dia 15 de novembro, sábado, às 8h45, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) será a sede do Congresso Endometriose in Rio 2008. Voltado para médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde, o evento tem como tema principal este ano A endometriose e sua repercussão na fertilidade, com destaque para o transplante de útero.

Além da participação de especialistas do Brasil e do exterior, serão apresentadas informações sobre artigo publicado no Journal of Minimally Invasive Gynecology (JMIG). As inscrições são gratuitas. Informações: (21) 7891-5516, (21) 7891-5518, (21) 2667-2620 e www.portaldaendometriose.com.br.

Anteriores